Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Esportes

em pizza

Punição na F-1 acaba em pizza e Ferrari sai vitoriosa

A Ferrari foi julgada nesta quarta-feira (8) em paris, por conta da ordem que o piloto Felipe Massa recebeu para deixar o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, passar e ganhar a corrida.

Foto: Getty Images

Felipe Massa deixa Fernando Alonso passar no GP da Alemanha, em Hockenheim

Felipe Massa deixa Fernando Alonso passar no GP da Alemanha, em Hockenheim

A Ferrari foi julgada nesta quarta-feira (8) em paris, por conta da ordem que o piloto Felipe Massa recebeu para deixar o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, passar e ganhar a corrida. A punição será apenas a multa que a escuderia italiana já havia pago há quase um mês.


O Representante da Ferrari e diretor esportivo Stefano Domenicali chegou às 8h30 da manhã no local de julgamento aparentando tranqüilidade. Saiu mais de 12h depois tentando esconder a alegria: “Não nos sentimos vitoriosos, apenas colaboramos para rever alguns pontos e chegou-se a uma decisão justa”, disse Domenicali.

No último dia 25 de julho, no GP da Alemanha, uma ordem vinda dos boxes obrigou Felipe Massa a ceder a primeira posição para o seu companheiro de equipe, infringindo o regulamento que proíbe o jogo de equipe.

Reunido em Paris, o Conselho da Confederação Internacional de Automobilismo decidiu que a multa de US$ 100 mil, imposta a escuderia italiana logo após a corrida era suficiente. O presidente da Federação e ex-dirigente ferrarista, Jean Todt, disse que não se deveria tirar pontos da equipe ou dos pilotos, já que, no fim das contas, os carros vermelhos chegariam em primeiro e segundo lugares de qualquer forma.

Na semana em que será disputado o GP da Itália, a Ferrari saiu vitoriosa em todos os sentidos: manteve os pontos conquistados nos mundiais de pilotos e construtores; fez prevalecer a sua força política e os seus métodos de trabalho.

O jogo de equipe pode voltar a valer

A FIA vai formar um gruopo de trabalho para estudar a revogação do item que deveria punir as ordens de equipe, regra criada em 2002, e ignorada pelos homens que gerenciam a Fórmula 1. Eles rasgaram o regulamento que criaram para poder mudá-lo no futuro.

Essa decisão já gerou vários protestos das outras equipes, inclusive. Por conta disso, havia um regulamento que foi rasgado durante a competição, o que fere a credibilidade da categoria.

Isso pode prejudicar a imagem do esporte. A credibilidade da categoria foi mexida com essa decisão. A Federação Internacional de Automobilismo disse que tomou esta decisão baseada em uma mudança que ela pretende fazer no ano que vem de tornar legal o tipo de ordem que vem dos boxes para permitir a ultrapassagem de uma mesma equipe.

Uma boa notícia é que o Brasil vai voltar a sediar o fim de temporada no ano que vem. O que aumenta a possibilidade de o título da próxima temporada ser decidido no país.

O Massa deverá, então, começar melhor a próxima temporada, se quiser ser campeão.

Além disso, há a possibilidade de equipes saírem da competição, que é o caso da VRT; e outras equipes tentarem entrar. Entretanto, na mesma reunião que definiu a “punição” à Ferrari, foi decidido que equipes novas não vão entrar na temporada que vem.

A FIA achou que as três que entraram nesta temporada (VRT, Lotus e Hispania) foram um fiasco. Portanto, a adesão de novas equipes deverá ser mais demorada para facilitar a adaptação delas no campeonato.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet