Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Técnico vascaíno exerceu a profissão durante 12 anos no Rio

Os jogadores de futebol têm o costume de chamar os treinadores das equipes de professor. Mas para o técnico do Vasco, PC Gusmão, o Dia do Mestre é realmente especial. Formado em Educação Física, o comandante do Vasco deu aulas da disciplina por alguns anos como funcionário do estado do Rio de Janeiro.

O técnico vascaíno fala com orgulho da profissão e pede um pouco mais de apoio das autoridades brasileiras e mais interesse dos jovens.

- Sou professor formado, trabalhei 12 anos no município do Rio de Janeiro. Parabenizo a todos pelo dia. É uma das profissões mais importantes que existem. A educação é primeiro plano no mundo inteiro e infelizmente no Brasil não tem o reconhecimento que tanto desejamos. Mas só quem faz e se dedica faz por amor, até porque o retorno é muito grande em função de alfabetizar uma criança, educá-la. Vamos pedir aos governantes que olhem com mais carinho para isso. E chamar a atenção dos jovens, que se interessam cada vez menos pela profissão - disse.

A carreira como professor coincidiu com a de jogador. PC Gusmão se formou muito cedo, na época em que subiu para os profissionais do Botafogo.

- Comecei a jogar e estudar ao mesmo tempo. Meu pai colocou que eu deveria ter uma profissão. Me formei muito cedo. Quando subi para o profissional já estava me formando e logo no primeiro ano já passei no concurso do município. Não era minha intenção seguir no futebol - completou.

Mas o destino quis que PC encontrasse novamente os campos e foi aí que ele virou treinador de goleiros. E ele não se arrependeu.

- Eu e minha esposa, que também é professora, tínhamos uma vida paralela bem definida, uma academia de ginástica e musculação, bons empregos no Estado. Mas as circunstâncias me trouxeram de volta ao futebol, como treinador de goleiro, onde pude mostrar na prática tudo que aprendi na faculdade. O futebol apaixona e com isso o lado da educação ficou abandonado para eu me dedicar exclusivamente ao futebol - completou
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet