Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Supercampeões lutam pelo último troféu de 2010, o de Melhor do Ano

O uniforme dará lugar ao traje de gala. O nadador Cesar Cielo, ainda voltando de Dubai, é o único que não participará da festa. Mas ele pode ser um dos dois - ou três - que vão receber o maior prêmio do esporte brasileiro, o de Melhor do Ano. Cielo (natação), Murilo (vôlei) e Leandro Guilheiro (judô) competem no masculino. Entre as mulheres, Fabiana Murer (salto em altura), Juliana/Larissa (vôlei de praia) e Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas) lutam pelo último troféu da temporaada. A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico será no Teatro do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. As votações se encerram um pouco antes do anúncio, por volta das 21h (de Brasília). Ajude a escolher os vencedores.


Os premiados vão dividir os holofotes com estrelas do passado e talentos da nova geração.

Bernardinho e Élcio Miranda vão receber os prêmios de melhores técnicos. Daniel Dias Edênia Garcia foram os melhores paraolímpicos. Eder Jofre, que neste ano comemorou meio século do primeiro título mundial para o boxe brasileiro, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Também haverá premiação para projeto das Olimpíadas Escolares.

Outra estrela da festa promete, novamente, ser o presidente Lula. No ano passado, em um discurso emocionado, de quase meia hora, ele fez piadas e arrancou gargalhadas da plateia ao contar os bastidores da viagem a Copenhague, onde o Rio de Janeiro conquistou o direito de sediar os Jogos de 2016.

- Não serei mais presidente a partir do dia 31 de dezembro do próximo ano, mas como cidadão brasileiro, tenho a obrigação de dedicar cada minuto da minha vida para ajudar vocês que estarão no governo a fazer dessa edição das Olimpíadas a mais organizada do mundo – disse, na época.

Neste ano, a votação terá dois pesos. Um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte apontou os vencedores a melhor do ano. Esses votos terão peso de 50% na eleição final, após computados os votos dos internautas.

Cielo vota em Murilo e tenta reação
Até a última semana, Cesar Cielo não andava muito satisfeito com sua temporada. Tanto que acabou votando em Murilo para o prêmio de Melhor do Ano. Em Dubai, conquistou ouro nos 50m e 100m livre no Mundial de piscina curta.

- Acho que esse ano foi do Murilo. Eu mesmo votei no Murilo (risos). Foi campeão mundial, foi escolhido o melhor do mundo. Venceu tudo o que sempre sonhou. O Leandro também teve um ano muito bom. Acabei prejudicado por causa da data, com o Mundial no fim do ano, o que eu fizer lá não vai adiantar (risos). Mas achei bacana ser indicado. É importante para mim - disse, antes da competição.

Murilo, o novo Nalbert
Aos 29 anos, Murilo concorre pela primeira vez ao troféu de Melhor do Ano. O craque faturou todos os títulos que disputou neste ano com a camisa do Brasil. Na Argentina, foi campeão da Liga Mundial; e conquistou o tri Mundial da Itália. Nas duas competições, Murilo foi eleito o melhor jogador do mundo. Além disso, o bom rendimento do gaúcho nas quadras chamou atenção do técnico Bernardinho, que chegou a compará-lo a Nalbert, um dos jogadores mais completos de sua época.

Leandro Guilheiro com mais peso
O judoca Leandro Guilheiro, de 27 anos, subiu de categoria e já escreveu seu nome entre os melhores de 2010 na meio-médio (-81kg), onde compete com Flávio Canto. Foi campeão do Grand Slam de Paris e da Copa do Mundo de São Paulo. Conquistou também a medalha de prata no Mundial de Tóquio e a de bronze no Grand Slam disputado na mesma cidade.

Ana Marcela e as braçadas de ouro
Aos 18 anos, a maratonista Ana Marcela Cunha “subsititui” a colega de profissão Poliana Okimoto, finalista do ano passado – perdeu para a judoca Sarah Menezes. Em julho, Ana Marcela ficou em terceiro lugar na prova de 5km do Campeonato Mundial de maratona aquática. Além disso, faturou o título do Circuito da Copa do Mundo, o mesmo garantido por Poliana em 2009. A nadadora também venceu várias provas nacionais no mar e na piscina.

Juliana e Larissa de volta ao topo
A dupla roubou das americanas campeãs olímpicas Walsh e May o posto de parceria que mais venceu na história do Circuito Mundial, entre homens e mulheres: ganharam 36 medalhas de ouro. As brasileiras foram as melhores em sete das 12 etapas que disputaram e conquistaram o pentacampeonato do Circuito Mundial. No Brasil, levaram o tetra.

Fabiana: ano com brilho de diamante
Aproveitou as férias da russa Yelena Isinbayeva e teve a melhor temporada de sua carreira. Foi campeã mundial indoor, em Doha, ouro no GP Brasil, no Rio (4,75m), no Ibero-Americano de San Fernando (Espanha), com a melhor marca do ano e o novo recorde sul-americano (4,85m) e nos meetings da Diamond League de Mônaco (4,80 m), Roma (4,70 m), e Eugene (4,58 m) e campeã do Troféu Brasil (4,70m). Também foi prata em Gateshead (4,66 m) e bronze em Estocolmo (4,51 m). Fechou a temporada com o título da Diamond League.

- É muito difícil, mas tenho chances. Todas as outras foram muito bem neste ano, conquistaram bastante coisa. Sei das conquistas que tive. Se o pessoal gostou, que votem em mim (risos). Mas o voto é livre, né? Seria ótimo para coroar esse ano. É muito difícil, mas vamos ver.

Os melhores de 2010 em cada modalidade:

Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Tiago Spliter
Boliche – Roberta Rodrigues
Boxe – Roseli Feitosa
Canoagem Slalom – Silvia Gnadt
Canoagem Velocidade – Nivalter Santos
Ciclismo BMX – Mayara Perez
Ciclismo Estrada – Rafael de Matos Andriato
Ciclismo Moutain Bike – Rubens Donizete de Valeriano
Ciclismo Pista – Janildes Fernandes
Desportos na Neve – Mirlene Picin
Desportos no Gelo – Fabiana Alves dos Santos
Esgrima – Cleia Guilhon
Esqui Aquático – Marcelo Giardi
Futebol – Paulo Henrique “Ganso”
Futsal – Alessandro Rosa Vieira (Falcão)
Ginástica Artística – Jade Barbosa
Ginástica Trampolim – Daienne Lima
Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski
Handebol – Alexandra Nascimento
Hipismo Adestramento – Luiza Almeida
Hipismo CCE – Ruy Fonseca
Hipismo Saltos – Rodrigo Pessoa
Hóquei sobre Grama – Daniel Tatara
Judô – Mayra Aguiar
Karatê – Douglas Brose
Levantamento de Peso – Fernando Reis
Luta – Joice Silva
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Natação – Cesar Cielo
Natação Sincronizada – Equipe de natação sincronizada
Patinação Artística – Juliana Almeida
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Luiza Carvalho
Remo – Fabiana Beltrame
Saltos Ornamentais – César Castro
Squash – Rafael Alarcon
Taekwondo – Marcio Wenceslau
Tênis – Thomaz Bellucci
Tênis de Mesa – Gustavo Tsuboi
Tiro com Arco – Bernardo Oliveira
Tiro Esportivo – Felipe Wu
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela - Bruno Prada e Robert Scheidt (Classe Star)
Vôlei de Praia – Juliana e Larissa
Vôlei – seleção adulta masculina de vôlei
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet