Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Técnicos de vôlei contam com ajuda de anônimos no sucesso de seleções

O Vôlei brasileiro é um sucesso. Bernardinho no masculino e José Roberto Guimarães no feminino. Mas eles não trabalham sozinhos. Os dois são comandantes, mas contam muito com uma equipe que observa tudo.


No quesito pressão, poucas profissões são tão complicadas quanto a de um técnico da seleção brasileira de futebol. A responsabilidade de Mano Menezes é proporcional às suas condições de trabalho. É comum encontrá-lo nos estádios de futebol do Brasil e do mundo.

A arquibancada é dos locais ideais para um técnico da seleção estar. Lá ele avalia os campeonatos e a qualidade das jogadoras, mas como no vôlei isso é muito difícil, pode ter certeza que os olhos dos treinadores estão na parte de baixo do estádio: em quadra.

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei comanda um time da Turquia, mas José Roberto Guimarães tem um homem de confiança no Brasil. Paulo Coco é o treinador da equipe feminina do Pinheiros, e olheiro de Zé Roberto.

“A gente se fala quase diariamente. Tem de se falar, discutir sobre jogadoras, conversar sobre os campeonatos do Brasil”, conta Paulo Coco.

O auxílio do técnico da seleção vai além. As estatísticas e avaliações dos adversários do Brasil também são feitos por um especialista. Um trabalho para Marco Antônio Di Bonifácio, técnico do Praia Clube, time feminino de Uberlândia.

“Ele me incumbiu de algumas funções, como ir a um torneio na Itália para fazer análise dos times adversários, justamente para dar o feedback de como as equipes se encontravam, principalmente antes do Mundial”, conta o técnico Marco Antônio.

No masculino, Bernardinho, que é técnico de um time feminino, o Rio de Janeiro, deu todos os poderes a José Inácio Salles. O trabalho dele não é só ver o jogo. Ele acompanha os treinos dos times masculinos.

“O objetivo das visitas aos clubes é o convívio, o contato permanente com os treinadores, preparadores físicos, escutar deles algumas observações, filtrar as informações e passá-las para o Bernardo”, explica José Inácio.

Pelo que se viu, o sucesso das seleções nacionais de vôlei têm grande contribuição de anônimos. Figuras que pouco aparecem, e se fazem notar pela eficiência do trabalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet