Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Palmeiras

Melhor defesa do Paulista, Verdão tem esquema operário para triunfar

Desde que voltou ao Palmeiras, em julho do ano passado, o técnico Luiz Felipe Scolari tem procurado a melhor forma de proteger o sistema defensivo do time.

Desde que voltou ao Palmeiras, em julho do ano passado, o técnico Luiz Felipe Scolari tem procurado a melhor forma de proteger o sistema defensivo do time. Neste início de 2011, ele pode ter encontrado a fórmula que fará o Verdão ter uma “defesa que ninguém passa”, como a cantada no hino do clube. Com apenas três gols sofridos em sete jogos, a zaga palmeirense tem sido beneficiada por um esquema que não deixa qualquer adversário em paz.


Se levarmos em conta as 12 principais equipes do futebol brasileiro, o Palmeiras só levou mais gols que a dupla mineira Cruzeiro/Atlético. No entanto, cada time jogou apenas duas vezes na temporada, contra sete dos alviverdes (veja tabela abaixo). Mais um motivo para a torcida se animar com seu sistema defensivo...

A marcação começa lá na frente, com o trio ofensivo formado por Kleber, Luan e Dinei. Bastante combativos, eles pressionam os zagueiros adversários e acompanham os laterais, se preciso, até a linha de fundo. Com a lesão de Dinei, que para por três meses por conta de uma fratura no quadril, Adriano deve assumir a vaga de titular. E já sabe que terá de exercer a mesma função.

- Ele (Felipão) pediu para eu marcar o lateral adversário e partir sempre em velocidade no contra-ataque - admitiu Adriano.

Com as lesões de Valdivia e Lincoln - que estão prestes a retornar, diga-se de passagem - o meio de campo conta com três volantes que sabem proteger bem a defesa. Marcos Assunção e Tinga têm até liberdade para atacar, mas, sem a bola, são obrigados a auxiliar Márcio Araújo na marcação. Assim, com tanta gente mobilizada, a tarefa da defesa fica facilitada. Thiago Heleno que o diga.

- A marcação tem que começar com o time todo. Ficamos ali atrás vendo o jogo e cobramos volantes e laterais para que possam ajudar. Tem de trabalhar a equipe toda, assim esperamos conseguir os três pontos e buscar o título paulista - destacou Thiago.

Os únicos gols sofridos pelo Verdão foram contra Ituano e Corinthians, ambos nascidos em jogadas rápidas no meio de campo que conseguiram furar o bloqueio alviverde. Diante do Paulista, o gol do adversário foi de Maurício Ramos, contra.

Contra o Americana, neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Pacaembu, Thiago pode ser titular. Danilo retorna ao time, e Maurício Ramos é dúvida por conta de um incômodo na coxa. Qualquer que seja a zaga titular, a proteção que ela terá promete ser mantida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet