Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Aniversariante

Aniversariante, Santos precisa vencer para manter vivo sonho do tri

No dia em que completa 99 anos, o Santos terá de ser, mais do que nunca, o time da virada, como canta a sua torcida. Na partida diante do Cerro Porteño-PAR, nesta quinta-feira...

No dia em que completa 99 anos, o Santos terá de ser, mais do que nunca, o time da virada, como canta a sua torcida. Na partida diante do Cerro Porteño-PAR, nesta quinta-feira, a partir das 20h30m (horário de Brasília), no estádio General Pablo Rojas, La Olla Azulgrana, em Assunção, o Peixe terá apenas um único objetivo: vencer para seguir lutando por um lugar nas oitavas de final da Taça Libertadores. Até mesmo um empate fora de casa, que costuma ser considerado um bom resultado na competição sul-americana, é péssimo para a equipe da Vila Belmiro.


A situação do Santos, que já era bastante desconfortável, ficou dramática quando o Colo Colo-CHI venceu o Deportivo Táchira-VEN, por 2 a 1, de virada, em Santiago, na última terça-feira. Agora, a equipe chilena tem nove pontos e lidera o Grupo 5, contra oito vice-líder Cerro. O Alvinegro Praiano tem cinco. Se vencer nesta quinta, o Santos empata com os paraguaios e dependerá de um triunfo sobre o Táchira, já eliminado, no dia 20, no Pacaembu. Se perder, estará fora da competição. Um empate não elimina matematicamente a equipe brasileira, mas dará a Colo Colo e Cerro Porteño a chance de jogarem por um empate entre si na última rodada.

O Peixe só avançaria com um empate nesta quinta se, na última rodada, vencesse o Táchira e os paraguaios batessem os chilenos, no Chile. Em caso de vitória do Colo Colo, o Santos, com um empate com o Cerro, também poderia avançar. Só que precisaria golear o Táchira para ultrapassar os paraguaios no saldo de gols. Mas, acima de tudo, precisaria torcer para que os dois concorrentes não armassem um jogo de compadres.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil. O uruguaio Martín Vázquez apita a partida, auxiliado por seus compatriotas Carlos Pastorino e William Casavieja.

Cerro Porteño: com uma vitória, elimina o Peixe e garante sua vaga nas oitavas de final. Nesse caso, disputaria com o Colo Colo, na última rodada, a liderança do Grupo 5.

Santos: para o Peixe, está em jogo sua sobrevivência na Taça Libertadores 2011. Equipe que encantou o Brasil em 2010, com futebol de alta qualidade na conquista dos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil, o Alvinegro entrou na competição continental com status de favorito. Investiu na contratação de reforços importantes, como Elano, Jonathan, Diogo, mas não decolou. A eliminação poderia provocar um desmanche na equipe, com as saídas inclusive das duas maiores estrelas do time: Neymar e Paulo Henrique Ganso. Aliás, o camisa 10 entrará em campo pressionado com as informações de que ele poderia acertar com o Corinthians logo após a competição.

Cerro Porteño: o técnico argentino Leonardo Astrada não terá o meia Júlio dos Santos. Ele foi liberado pelo departamento médico, mas será poupado pelo treinador. O atacante Iturbe, que vinha ficando no banco nos jogos do campeonato local, deverá aparecer no lugar de Lucero. A escalação provável: Barreto, Piris, Pedro Benítez, Cardozo e César Benítez; Rojas, Villarreal, Burgos e Fabbro; Nanni e Iturbe.

Santos: tem desfalques importantes. Os atacantes Neymar, Zé Eduardo e o meia Elano foram expulsos contra o Colo Colo, na quarta retrasada, na Vila Belmiro, e cumprirão suspensão automática. Além disso, o volante Charles segue machucado. Por outro lado, o volante Arouca e o lateral-direito Jonathan, recuperados de lesões, estão de volta à equipe. Como o Santos precisa fazer gols, o técnico Muricy Ramalho confirmou que vai escalar dois jogadores de área, Diogo e Keirrison, e pretende colocar seus laterais e meias para cruzarem bolas para esses dois atletas. Para Muricy, o melhor jeito de se balançar as redes é manter jogadores perto do gol. A escalação: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Danilo e Paulo Henrique Ganso; Diogo e Keirrison.

Cerro Porteño: O argentino Nanni é o artilheiro da Taça Libertadores, com sete gols. Marcou em todas as partidas de sua equipe na competição. Contra o Santos, na segunda rodada do Grupo 5, na Vila Belmiro, empatou a partida, no último minuto, cobrando pênalti.

Santos: Sem Neymar, Elano e Zé Eduardo, Paulo Henrique Ganso será como uma espécie de estrela solitária no time santista. Caberá ao camisa 10 ditar o ritmo e tentar fazer com que o ataque reserva marque os gols.

Nanni, atacante do Cerro Porteño: "Precisamos de uma vitória para conseguirmos nossa classificação. Vamos jogar em casa, mas não podemos comemorar antes. Temos de transpirar muito em campo, pois será um jogo bastante complicado" .

Muricy Ramalho, técnico do Santos: "Temos de ter os nervos no lugar, deixar a catimba de lado e tratar de jogar futebol. É isso o que o Santos sabe fazer".

* Este será apenas o quarto jogo entre Santos e Cerro Porteño na história da Taça Libertadores. Foram dois empates e uma vitória santista.

* Aliás essa vitória alvinegra é histórica. No dia 28 de fevereiro de 1962, na Vila Belmiro, o Peixe fez 9 a 1. Trata-se da maior goleada de um time brasileiro em Libertadores. Coutinho fez três gols, Pelé, dois, Pepe, mais dois. Dorval e Zito completaram o massacre.

* O Santos disputa pela 11ª vez a Taça Libertadores. O Peixe participou em 1962 (campeão); 63 (campeão); 64 (eliminado nas semifinais pelo Independiente); 65 (eliminado pelo Peñarol nas semifinais); 84 (eliminado na 1º fase); 2003 (vice-campeão); 2004 (eliminado pelo Once Caldas nas quartas de final); 2005 (eliminado pelo Atlético-PR nas quartas); 2007 (eliminado pelo Grêmio nas semi) e 2008 (eliminado pelo América do México nas quartas de final).

* Já o Cerro está em sua 34ª participação. Suas melhores participações foram em 1973, 78, 93, 98 e 99, quando foi eliminado nas semifinais.

Dia 2 de março de 2011, na Vila Belmiro. O Santos começou vencendo, com um gol de Elano, aos 9 minutos do segundo tempo. No último minuto da partida, Edu Dracena cometeu pênalti. Nanni cobrou e empatou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet