Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Brasileiro bom de ginga se destaca no futebol com as mãos da Austrália

Foto: Divulgação

Brasileiro bom de ginga se destaca no futebol com as mãos da Austrália
Único jogador brasileiro da história do futebol australiano (jogado com as mãos, como veremos abaixo), Harry O'Brien virou ídolo na Terra do Canguru. Ele é um dos destaques do Collingwood. Quando não está nos gramados, marca presença em programas de TV, participa de clips musicais e comanda roda de pagode. Entrevista, só marcando com antecedência (assista ao vídeo da matéria que foi ao ar no Globo Esporte).


O nome dele soa estranho por aqui. Na verdade, a mãe do Harry nasceu no Brasil, só que o pai do atleta é do Congo, país africano. Quando Harry tinha 3 anos, a família foi morar na Austrália. Isso explica o sotaque carregado e a fala pausada em português.

Ele é torcedor do Flamengo e tem até uma bandeira do clube tatuada no braço. Apesar de dizer que tinha habilidade para o nosso futebol, optou pelo esporte de mesmo, mas bem diferente praticado na Oceania.

- Para me assimilar (sic) na cultura aqui, eu tinha que fazer o que geral estava fazendo. Então, tive que entrar para o futebol australiano - afirmou.

A principal diferença para o nosso futebol é que lá eles jogam com as mãos. O objetivo é avançar em direção ao gol, chutando, jogando a bola com a mão e correndo. Na finalização, o jogador deve chutar a bola. Se a redonda passar entre as duas traves centrais, vale seis pontos. Entre as traves laterais, um ponto. Um jogo de muito contato e cheio de trombadas.

O público comparece em massa aos estádios. A final da Liga de futebol australiano do ano passado foi como uma decisão de Campeonato Brasileiro. Nada menos do que 120 mil pessoas assistiram à vitória do Colligwood, de Harry.

- O clube tem a maior torcida, os torcedores mais fanáticos. Cada vez que eu pego a bola, geral fala: "O brasileiro tem a bola. Eu sou conhecido aqui no país como o brasileiro - afirmou.

Celebridade na Austrália, Harry acha que o seu maior trunfo no futebol australiano é a ginga tupiniquim.

- Uma coisa que os jogadores que nasceram aqui não têm.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet