Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Futebol Americano

Curso de arbitragem para Futebol Americano ainda tem vagas

As aulas serão ministradas pelo árbitro mato-grossense, Thiago Zys, que faz parte do quadro da Associação de Futebol Americano do Brasil (Afab) e do Conselho Nacional de Arbitragem (CNA).

Foto: Junior Silgueiro

Curso de arbitragem para Futebol Americano ainda tem vagas
O curso de arbitragem para futebol americano que será realizado no próximo fim de semana (21 e 22), em Cuiabá, ainda tem vagas. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site do Cuiabá Arsenal (http://www.cuiabaarsenal.com.br/curso-arbitragem.html). O curso será ministrado pelo árbitro, Thiago Zys, que faz parte do quadro da Associação de Futebol


Americano do Brasil (AFAB) e do Conselho Nacional de Arbitragem. De acordo com ele, essa é uma grande oportunidade para aprender um pouco mais sobre o esporte e buscar uma nova profissão. “É uma ótima opção para pessoas que, como eu, gostam do esporte, mas não o praticam”, afirma.

Para o curso, Zys vai utilizar o material de apoio de Marcelo Sampaio que é o diretor de arbitragem do Torneio Touchdown. Os alunos irão aprender sobre as regras do esporte, posicionamento em campo e quais as responsabilidades de cada árbitro. “Muitas pessoas acreditam que conhecem as regras só por assistir a jogos, mas na verdade não conhecem tão bem assim”, explica o árbitro.

Para ele, a qualidade da arbitragem brasileira no fatebol americano já está em um nível muito bom, mas ainda pode ser aprimorada. O árbitro mato-grossense estará nos próximos dias 4 e 5 de junho participando da Clínica Internacional de Regras e Arbitragem de Futebol Americano realizada em Guarulhos (SP). O evento terá a participação do juiz de futebol americano universitário desde 1994 e consultor de arbitragem da USA Football (grupo chancelado pela NFL Youth Foundation), Bill LeMonnier. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais e essa clínica com um árbitro com tanta experiência será um passo importante nesse aprimoramento”.

Zyz explica que qualquer pessoa, indiferente do gênero, pode realizar o curso e começar a carreira de árbitro, desde que tenha um conhecimento básico de como é o jogo de futebol americano e muita boa vontade. “A arbitragem não requer somente um conhecimento grande das regras, como uma capacidade maior ainda para lidar com pessoas. Depende da vontade e determinação de cada aluno”.

Em relação ao mercado de trabalho, o palestrante explica que a atuação segue a mesma linha do futebol tradicional. Em um primeiro momento os formandos atuarão em jogos locais e, conforme forem se destacando, podem ser escalados para arbitrar jogos em outros estados.

Curso

As aulas teóricas acontecem no auditório do estacionamento da Unic. Dia 21, das 8h às 12h e das 14h às 18h e dia 22 das 8h às 12 h. No dia 22 das 14 às 18 horas a aula será prática no campo principal da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), quando os alunos irão apitar uma partida de demonstração da equipe do Cuiabá Arsenal.

Com informações da assessoria de imprensa
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet