Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Esporte BR

Atletas do salto com vara competem no Brazilian Athletics Tour

Fábio Gomes da Silva e Thiago Braz, do salto com vara, serão alguns dos destaques do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA neste domingo (22/5), no GP Internacional São Paulo Caixa de Atletismo 2011, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera.

Fábio Gomes da Silva e Thiago Braz, do salto com vara, serão alguns dos destaques do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA neste domingo (22/5), no GP Internacional São Paulo Caixa de Atletismo 2011, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. A competição em São Paulo é a quarta etapa do Brazilian Athletics Tour, série de cinco meetings internacionais realizados no Brasil.


Fábio, recordista sul-americano (5,80 m) e dono da segunda melhor marca do mundo na temporada, já tem índice para o Pan-Americano de Guadalajara, em outubro - a marca estabelecida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é 5,50 m - espera alcançar um resultado melhor do que o do GP de Belém, quando estranhou o colchão, estreito, e saltou pela primeira vez com 18 passadas na corrida, alcançando 5,50 m. "É claro que penso em ter um desempenho melhor do que em Belém. Estou tranquilo com as 18 passadas, me adaptando bem", diz Fábio, feliz por poder competir em casa. "É muito bom."

Thiago Braz, que em Belém bateu o recorde brasileiro juvenil, com um salto de 5,30 m, pode voar mais alto em São Paulo, mas não está preocupado com marcas. "O resultado em Belém me deixou bem confiante. Se não fosse um errinho bobo quando o sarrafo estava a 4,80 m, eu poderia ter zerado a minha prova", conta o saltador. "Se eu fizer 5,30 de novo, vai ser bom. Se não fizer, não vou ficar preocupado. Os resultados vão surgir naturalmente."

A marca que Thiago estabeleceu no GP de Belém é a segunda melhor do mundo este ano, o que o deixa no mesmo patamar do francês Kévin Ménaldo e do japonês Seito Yamamoto. O primeiro do ranking mundial juvenil é o norte-americano Andrew Irving, com 5,34 m.

Para o técnico Elson Miranda, também do Clube BM&FBOVESPA, Thiago Braz tem condições de evoluir ainda mais na temporada, chegar a saltar 5,40 m. "O Thiago está superando nossas expectativas, alcançando metas antes do que prevíamos. Mas ele ainda é muito jovem e seu amadurecimento tem de ser de forma natural. É preciso ir com tranquilidade nesse trabalho com ele."

Elson destaca que Thiago já fez um grande resultado em Belém. "Se em São Paulo ele conseguir um 5,20 m, um 5,30 m, vai ser excelente. Mas não dá para cobrar nada dele, só que acerte a técnica."

Quanto a Fábio Gomes da Silva, Elson observa que o saltador deixou um pouco a desejar em Belém, "mas o fator casa pode influir". "O Fábio vai saltar sem pressão. Já tem índice para o Mundial de Daegu e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Aqui, pode chegar a 5,70 m, mas é bom lembrar que estamos no início da temporada. Por enquanto, ele precisa desenvolver os treinos e ter consistência nos resultados."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet