Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Scheidt e Prada estreiam com vitória na Skandia Sail for Gold Regatta

Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam com vitória na Skandia Sail for Gold Regatta, nesta segunda-feira (6/6), em Weymouth, Inglaterra. Os brasileiros venceram a única regata do dia da classe Star, nas raias que serão usadas no programa de vela dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e somam um ponto perdido na disputa em Weymouth, seguidos pelos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, com 2. A competição também é válida como etapa da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional (Isaf).


Líderes do ranking mundial da classe Star, Scheidt e Prada também são os primeiros colocados na classificação da Star na Copa do Mundo, com 73 pontos. Para conquistar o título, basta à dupla um oitavo lugar em Weymouth. Mas, como ressalta Scheidt, o mais importante para ele e Prada é terem mais uma oportunidade de velejar nas raias dos Jogos de 2012 e poderem medir forças, sem a pressão de uma disputa olímpica, com os principais velejadores do mundo. "Todos os nossos prováveis rivais em Londres/2012 estarão aqui esta semana", diz Scheidt. Na Skandia Sail for Gold Regatta, a classe Star recebeu a inscrição de 41 tripulações, de 21 países.

O primeiro dia de competição foi atrapalhado pela falta de vento. Com ventos entre 4 e 5 nós (7,40 km/h a 9,25 km/h), a largada de todas as classes teve de ser adiada. No decorrer do dia, o vento se estabilizou em torno de 9 a 11 nós (16,66 km/h a 20,37 km/h), mas a Star teve apenas uma prova completada.

"Foi um dia de muita espera", disse Prada. "Os ventos só entraram às 15 horas e nossa largada foi às 17h30 (13h30 de Brasília). Para amanhã (7/6), a previsão é de ventos fortes e estão programadas três regatas", prosseguiu Prada. "Vai ser um dia muito cansativo, principalmente pelo frio, que consome bastante energia."

Apesar do atraso e das condições do vento, Scheidt gostou do primeiro dia de disputa. "Velejamos muito bem. Largamos bem e lideramos de ponta a ponta", disse. "Estamos colhendo os frutos do tempo que investimos ajustando o barco", prosseguiu, lembrando que a dupla corre a Skandia Sail for Gold Regatta com um barco emprestado. "O nosso deve chegar para o evento-teste para a Olimpíada, em agosto, também aqui em Weymouth".

Para a classe Star na Skandia Sail for Gold Regatta estão previstas dez regatas na fase classificatória e a Medal Race. Para o evento ser considerado válido, três regatas precisam ser completadas. Com cinco ou mais provas completadas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado.

Classificação geral após uma regata:

1º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 1 ponto perdido (1)
2º - Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, Polônia, 2 pontos perdidos (2)
3º - Richard Clarke e Tyler Bjorn, Canadá, 3 Pontos perdidos (3)

Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada e Rolex. Robert Scheidt e Bruno Prada têm o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet