Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Primeiro dia do Estadual Caixa agita a pista do Ibirapuera

Foto: Fernando Paradizo

Joana superou maratona no salto com vara

Joana superou maratona no salto com vara

O Campeonato Estadual Caixa de Atletismo começou agitado neste sábado, na pista do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e segue até este domingo reunindo boa parte da elite deste esporte no Brasil.


"A presença maciça dos competidores eleva o nível de qualquer disputa. O Estadual é a festa máxima do atletismo paulista. Temos a oportunidade de observar de perto alguns dos destaques do esporte brasileiro", afirmou José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da Federação Paulista de Atletismo.

Na primeira prova do dia, José Roberto Pereira, da equipe de Jaú, imprimiu um ritmo mais forte que o dos concorrentes e venceu com certa facilidade os 10.000m rasos. "Corri bem até o sexto quilômetro. Depois estava sozinho e senti dificuldades. Foi um bom resultado pelas circunstâncias", explicou o fundista de 32 anos que marcou 30min44s92. Wellington Bezerra (Barueri) e Fábio Luiz dos Santos (ASA São Bernardo) completaram o pódio.

Atletas do Centro de Excelência marcam presença - Diversos atletas dos núcleos do Centro de Excelência Esportiva (CEE), projeto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), participaram das disputas.

O duelo entre gerações marcou os 100m rasos masculino. Sandro Viana (Pinheiros), de 31 anos, superou Carlos Roberto Pio (Orcampi Unimed / CEE), de 21, por apenas seis centésimos (10s30 contra 10s36). Eric Sigaki terminou em terceiro lugar.

Pio deu o troco no revezamento 4x100 e junto com seus companheiros da Orcampi / Unimed (Thiago Evangelista, também do CEE, além de Célio Miguel da Silva e Rodrigo de Sousa), venceu a prova. O Pinheiros, de Sandro Viana, ficou em segundo com o ADC Estrela, de Guarulhos, logo depois.

"É um prazer correr contra atletas mais experientes como o Sandro. Nós somos amigos e dentro da pista um quer o melhor pro outro", destacou o velocista, um dos frutos do Centro de Excelência Esportiva. "O centro é tudo na minha vida. É lá onde tenho meus amigos e treinadores e projeto minha carreira", afirmou Pio, que tem como objetivo a curto prazo conquistar vagas para o Mundial e para os Jogos Pan-Americanos.

Claudinei Aquino (ARPA / SMEL / FLEX / CEE) foi quinto nos 10.000m rasos e viu a companheira de equipe Vanusa Henrique dos Santos ficar na terceira posição nos 100m rasos. Rafael Lazarini, da mesma agremiação, terminou na quinta posição nos 100m rasos. Diomar Noemio (BM&FBOVESPA / CEE) foi o quarto nos 400m rasos.

Entre as mulheres dos 100m rasos, Franciela das Graças (Pinheiros) fez 11s39 e ficou com o lugar mais alto do pódio, seguida pela companheira de time Vanda Ferreira Gomes e Vanusa Henrique dos Santos (ARPA / SMEL / FLEX / CEE).

"Maratona" no salto com vara - Joana Ribeiro (ASA São Bernardo) e Sara Santos (BM&FBOVESPA) protagonizaram um duelo que começou 10h40 e só terminou 13h20. As duas atletas atingiram 4,10m e ficaram sozinhas na disputa. Cansadas, não conseguiram superar a marca e a prova só terminou quando Sara errou seu salto.

"Estou cansada, mas valeu a pena toda essa luta. Começamos o aquecimento antes das 10h, ou seja, foi muito cansativo. Todas estão de parabéns", afirmou Joana, que quer atingir 4,35m e garantir vaga no Pan do México.

BM&FBOVESPA faz bonito - Joelma das Neves, Barbara Farias (também integrante do CEE) e Liliane Barbosa, todas da equipe BM&FBOVESPA, dominaram o pódio dos 400m rasos. O time também foi o destaque nos 1500m rasos feminino, com dobradinha de Fabiana Cristine da Silva e Sueli Alves da Silva.

No lançamento do dardo, Alessandra Nobre ficou com a vitória apesar de não estar em um grande dia. "Não sei o que houve, mas todas as meninas foram abaixo do que podem. Mesmo assim consegui essa vitória (registrou 50m66). Estou buscando a marca para os Jogos Pan-Americanos (57m16) e preciso melhorar", contou a atleta que neste ano já alcançou a marca de 55m21.

Nos 100m com barreiras, Maila Paula Machado largou bem e venceu com o tempo de 13s40. "Apesar do desgaste da semifinal consegui a vitória. Já tenho vaga para o Pan e quero meu índice para o Mundial". Giselle Marculino (Orcampi / Unimed) e Lucycleide Gomes, também da BM&FBOVESPA, terminaram na sequência.

O Campeonato Estadual Caixa de Atletismo tem apoio do Governo Estadual através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Prefeitura de São Paulo através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A organização é da Federação Paulista de Atletismo (FPA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet