Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Pior ataque se justifica: Grêmio finaliza pouco no Brasileirão

Nos campos de várzea, a sabedoria popular é preservada toda vez que um goleiro, com os chinelos nas mãos interpretando o papel de luvas, orienta aos gritos sua equipe:


- Se não chutar, não faz!

Embora clichê, a frase se mostra oportuna na análise do desempenho ofensivo do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Em 17 partidas a equipe gaúcha marcou apenas 16 gols. É o pior ataque da competição, com média inferior a um por jogo. Está difícil ver gremistas vibrando nas arquibancadas.

Esta carência se justifica em diversas estatísticas. O Grêmio é a 4ª equipe que menos finaliza na competição. Foram apenas 212 tentativas - o Santos é o pior neste quesito, com 164 conclusões. Esmiuçando este número total, o Grêmio é o 2º time que menos cabeceia (somente 20 vezes) e o 5º no índice negativo de chutes (158).

Recém recuperado de grave lesão no joelho direito, o centroavante André Lima voltou ao time sem reafirmar o bom desempenho da temporada anterior. Destaque no Gauchão, o jovem Leandro também não repete as atuações do primeiro semestre. O argentino Miralles foi contratado por US$ 2,3 milhões, mas recebe raras oportunidades e não tem sequência. Brandão chegou do Cruzeiro, e completa a lista de jogadores que tentam reverter os índices ruins do ataque tricolor.

O problema, entretanto, é coletivo. O Grêmio finaliza pouco porque não se organiza com a bola - é o 5º time que menos trocou passes no Brasileirão, com 4010 (o América-MG é o pior da estatística, com 3869 passes executados), e também o 5º com menos jogadas pelos lados (80). Ao lado do Atlético-PR, o Grêmio tem o menor número de assistências - passes decisivos para gols: apenas 3. A bola não chega no ataque.

Mais voltado ao sistema defensivo nos treinos, o técnico Celso Roth terá de resolver a equação para voltar a abastecer os atacantes, e vê-los efetivos. Em quatro jogos no cargo, Roth viu o Grêmio marcar apenas dois gols - ambos na vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense, no Olímpico, pelos pés do reserva Marquinhos. Nas outras partidas, empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, levou 3 a 0 do Ceará, e perdeu por 1 a 0 para o Atlético-GO, sem nenhum gol marcado fora de casa.

O trabalho começa às 15h30m desta terça, no Estádio Olímpico, com o primeiro treino da semana que antecede o clássico Gre-Nal de domingo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet