Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Guga afirma: "O auge do tênis brasileiro foi quando estive no topo"

O tênis brasileiro passa por uma grande crise. Os tenistas verde-amarelos não conseguem fazer frente aos rivais europeus e, principalmente, argentinos. Na Copa Davis, espécie de Mundial de nações do esporte, o Brasil está na segunda divisão. No âmbito pessoal, a maior conquista de um brasileiro nos últimos anos foi o Pan-americano de Santo Domingo em 2003, por Fernando Meligeni. Essa crise parece ter tido um início claro: quando Guga passou a sofrer crônicas lesões e não conseguiu voltar a mostrar a mesma habilidade que o fez conquistar o tricampeonato de Roland Garros. O próprio catarinense deixa a modéstia de lado e concorda com isso.


"O tênis do País atingiu seu auge na década de 90. Mais precisamente entre 1997 e 2004, quando eu estava no topo", afirmou Guga em entrevista coletiva em Recife, após o lançamento de uma marca própria de sandálias e papetes, em uma loja de um shopping center da capital pernambucana. Mas o atleta garante que o fato de as grandes glórias terem ficado no passado, com ele, não significa que não existem mais saídas ou que não se encontra mais qualidade nos tenistas brasileiros de hoje: "No Brasil, o esporte está passando por uma fase de transição. Claro que precisa melhorar, mas tem muita coisa boa".

O maior tenista brasileiro de todos os tempos aponta o caminho pelo qual o Brasil deve seguir para voltar a ter bons atletas no esporte. "O momento é de cuidar da base, dos garotos que estão começando a jogar tênis e têm talento." Junto com os calçados, Guga também lançou um jogo de computador. Segundo o tenista, uma das funções do jogo seria popularizar o tênis entre as crianças brasileiras: "Na Argentina as crianças jogam muito tênis, como se fosse futebol. Porque no Brasil também não pode ser assim?".

Tricampeão de Roland Garros (anos de 1997, 2000 e 2001), Gustavo Kuerten é o maior tenista brasileiro de todos os tempos. Teve seu auge em 2000, quando terminou o ano como primeiro do ranking da ATP. Foi o primeiro sul-americano a conseguir tal feito. Guga amealhou U$ 14.807 milhões com prêmios por conquistas com suas raquetes.

Atualmente, o tenista brasileiro que está mostrando o melhor desempenho pelas quadras ao redor do mundo é o paulista Thomaz Bellucci. É o número 73 no ranking da ATP e ainda não conquistou nenhum Grand Slam.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet