Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Olimpíadas Escolares em MT fortalecerá práticas esportivas nas escolas

A escolha de Cuiabá como sede das Olimpíadas Escolares 2012, categoria A, para atletas de 15 a 17 anos, colocará Mato Grosso no centro do esporte olímpico nacional e alavancará a prática esportiva nas escolas. Durante 15 dias do mês de dezembro do próximo ano, quando acontecerá a competição, a capital e Várzea Grande receberão recursos na ordem R$ 5 milhões que serão aplicados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no pagamento de hospedagem e alimentação das delegações, que representarão todos os Estados do país.


Cerca de quatro a cinco mil pessoas deverão passar pelas duas maiores cidades do Estado durante a realização dos jogos. Entre estes, 3.500 estudantes irão competir em 12 modalidades. Sendo elas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Allan Kardec Benitez cita que somado aos recursos financeiros, Mato Grosso ficará com todo o material esportivo disponibilizado pelo COB durante o evento.

Trata-se de quatro carretas carregadas com materiais como bolas, redes, tatames, entre outros”, disse. Ele também ressalta que o governo do Estado fará investimentos em reformas e adequações de algumas instalações esportivas das duas cidades, incluindo algumas escolas. “Por exemplo, a pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ganhará um piso sintético em substituição ao atual que é de brita. Para isso deverá ser investido R$ 1,5 milhão, oriundos das Secretarias Extraordinária da Copa (Secopa) e de Estado de Esporte e Lazer (Seel)”, contou.

COMEMORAÇÃO

A secretária Rosa Neide Sandes de Almeida comemorou a escolha de Cuiabá e destacou que “trazer as olimpíadas para a capital foi uma busca constante do governo do estado”, com total apoio da Seduc. Ela também destacou que a Secretaria conta com recursos do Ministério da Educação (MEC), mediante convênio, para a compra de materiais esportivos que serão destinados “as escolas para reforçar a prática de esportes entre crianças e adolescentes”, visando os jogos.

Allan Benitez citou que para selecionar a cidade sede, o COB levou em conta três fatores: instalações esportivas, capacidade da rede hoteleira e organização política. O gerente lembra que durante a visita de avaliação dos inspetores do COB, no início de outubro, eles se reuniram com o governador Silval Barbosa e nove secretários de Estado em uma demonstração do esforço de Mato Grosso para receber o evento.

“Naquela reunião a secretária Rosa Neide fez a defesa oral da nossa candidatura e ressaltou os investimentos já realizados pelo Estado, na construção de quadras poliesportivas cobertas, na realização das etapas regionais e estadual dos Jogos Escolares e da profissionalização dos quadros técnicos das Secretarias de Esportes (Seel) e Seduc voltados para o fortalecimento do esporte educativo”, citou Benitez.

Ele ressalta ainda que em breve, Seduc e Seel deverão formar uma comissão técnica para preparar todas as ações voltadas à realização da Olimpíada. “Essa comissão deverá acompanhar as ações de melhorias estruturais bem como desenvolver ciclos de palestras e estudos nas escolas da rede estadual com o intuito de fomentar a participação dos estudantes nas práticas esportivas”, contou.

ESCOLHA

O anúncio de Cuiabá como sede das Olimpíadas ocorreu na terça-feira (01.11) na sede do COB, no Rio de Janeiro. A capital disputava com Poços de Caldas (MG) e Natal (RN), o direito de receber os jogos em 2012. Na ocasião, o COB informou que a cidade mineira e a capital potiguá receberão os jogos da categoria B (atletas de 12 a 14 anos), em 2012 e 2013, respectivamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet