Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Filhos de brasileiros dão primeiros passos na escolinha do Barcelona

Os irmãos Thiago e Rafael Alcântara, filhos do tetracampeão Mazinho, podem deixar de ser os únicos jogadores com sangue brasileiro que foram criados nas categorias de base do Barcelona. Léo e Valtinho, dois meninos de apenas oito anos de idade, já dão os primeiros passos (e passes) nas escolinhas do clube espanhol.


A dupla recebeu elogios de Albert Benages, diretor de formação do Barcelona, que já orientou jogadores como Messi, Xavi, Iniesta, Piqué, Puyol, Valdés e Pedro. No entanto, para o treinador, ainda é cedo para afirmar que eles terão uma grande carreira profissional pela frente.

- São muito habilidosos, como todos os brasileiros. O Léo é mais alto e mais forte, joga no ataque e é goleador. O Valtinho joga mais recuado, tem o estilo do Mauro Silva. Vamos ver até onde eles podem ir, são muito pequenos ainda - afirmou Benages, ao "SporTV News".

Apesar de ser o clube mais famoso da região da Catalunha, as categorias de base do Barcelona também contam com estrangeiros. O grande exemplo é Messi. O argentino chegou ao clube aos 13 anos.

- O Barcelona sempre está aberto a ter equipes plurais. Temos jogadores camaroneses, argentinos, de todo o mundo. Nós escolhemos bons jogadores, que possam se adaptar ao nosso estilo - afirmou Albert Benages.

O treinador explica o que é exatamente o estilo do Barcelona de jogar futebol.

- Há 22 anos, estamos trabalhando no mesmo conceito: saber sair jogando, jogar com amplitude e com criatividade. Este é o estilo da casa. O melhor exemplo é a equipe principal. Para chegar lá, eles têm que jogar assim desde pequenos.

A mãe de Valtinho, Simone Soares revelou que seu filho já está há dois anos nas categorias de base do clube espanhol.

- O Valtinho nasceu em Madri. Com um ano e meio, o meu marido assinou para jogar futsal no Barcelona. E nós viemos. Com seis anos ele fez o teste para jogar na escola do Barça e foi aprovado - contou Simone.

Na sua opinião, os ensinamentos que Valtinho está recebendo não serão úteis apenas dentro de campo

- A disciplina é fundamental. Eles não querem só bons jogadores, eles querem bons atletas e boas pessoas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet