Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Brasileiro conquista medalha inédita na Luta Olímpica

Em ação pelo tradicional Torneio Dan Kolov – Nikola Petrov no último final de semana em Sofia, Bulgária, o atleta Adrian Jaoude conquistou um feito inédito para a Luta Olímpica brasileira: uma medalha de prata pela categoria 84 Kg do estilo Livre masculino.


A competição reuniu países tradicionais da modalidade como: Rússia, Geórgia, Bielorússia, Israel, Polônia, Irã, Turquia, EUA, entre outros e valeu como um excelente teste para o Pré olímpico Pan-americano que acontece em Orlando, EUA, entre os dias 20 e 25/03, valendo duas vagas por categoria para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O Brasil chegou à Bulgária logo após o Campeonato Brasileiro (17/01) com nove atletas, que participaram de um intercâmbio de treinamentos antes da competição local. A equipe do estilo Greco romano ficou na cidade de Tetevém, enquanto a equipe estilo Livre (masculino e feminino) treinou no CT da FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas) em Sofia.

Adrian Jaoude que é irmão mais novo do atleta mais experiente da modalidade (Antoine Jaoude) enfrentou atletas da Moldávia, França e Israel antes da final contra o búlgaro Mihail Ganev, vencida por 2 rounds a zero (1x0 e 3x0).

Outro atleta que conquistou um bom resultado foi a medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, Joice Silva. A atleta chegou à disputa da medalha de bronze na categoria 55 Kg do estilo Livre feminino, mas acabou derrotada ficando com um quinto lugar na competição, mostrando que é uma forte candidata à uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Fiquei extremamente feliz com a participação de todos os nossos atletas, até mesmo, com os que perderam suas batalhas. Todos lutaram de igual para igual com atletas de países com muito mais tradição na nossa modalidade, e ganhando ou perdendo estão todos de parabéns!”, enalteceu Pedro Gama Filho, Presidente da CBLA.

- As participações de Joice Silva, que beirou a medalha e conquistou um honroso 5° lugar e de Adrian Jaoude, que conquistou um resultado inédito para o Brasil, trazendo a medalha de prata em um dos torneios mais fortes e tradicionais da Luta Olímpica mundial, espelham todo o trabalho que a CBLA vem desenvolvendo, e todo o trabalho duro pelo qual estes atletas estão passando, superando muitas dificuldades inerentes aos esportistas brasileiros, e fazendo valer a garra, a determinação e a força de vontade do povo brasileiro. Seguimos trabalhando rumo ao nosso objetivo maior este ano, que é a classificação olímpica para os Jogos de Londres - completou.

A equipe brasileira retorna ao Brasil nesta terça (07) e volta se concentrar no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes) continuando a preparação rumo ao Pré Olímpico no mês de março.

Confira a colocação dos atletas brasileiros na competição:

Estilo Greco romano:


Diego Romanelli (60 Kg) – 21° lugar
Ângelo Moreira (66 Kg) – 14° lugar
Davi Albino (96 Kg) – 16° lugar

Estilo Livre feminino:

Susana Almeida (48 Kg) – 12° lugar
Joice Silva (55 Kg) – 5° lugar
Dailane Gomes (63 Kg) – 13° lugar
Aline Ferreira (72 Kg) – 7° lugar

Estilo Livre masculino:

Adrian Jaoude (84 Kg) – 2° lugar
Antoine Jaoude (120 Kg) – 10° lugar
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet