Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Em busca do título inédito, Flu inicia a Libertadores contra o Arsenal-ARG

Um sonho e onze guerreiros. O Fluminense inicia nesta terça-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão, a sua caminhada na Libertadores 2012. Atrás do título inédito da competição que é tratada por todos nas Laranjeiras como a prioridade do ano, o Tricolor recebe o Arsenal de Sarandí, velho conhecido da torcida tricolor. Há quatro anos, as duas equipes tambpem se enfrentaram na fase de grupos. E o jogo no Maracanã foi quase um espetáculo: 6 a 0 com show de Dodô no retorno do pó de arroz.


Vindo de dois tropeços no Campeonato Carioca, o técnico Abel Braga levará a campo força máxima para derrotar os argentinos. A única dúvida é o apoiador Deco, que não treinou na última segunda-feira por causa de uma virose. Caso ele não tenha condições de jogo, Thiago Neves será o subsituto.

O time argentino vem da classificação na Pré-Libertadores contra o Sport Huancayo, do Peru, quando precisou enfrentar uma altitude de mais de três mil metros. A logística desgastante da viagem, mesmo que o jogo tenha acontecido há uma semana, ainda causa sofrimento há alguns jogadores. O técnico Gustavo Alfaro, o mesmo de 2008, no entanto, não tem problemas para o jogo.

O paraguaio Antônio Árias, auxiliado por seus compatriotas Nicolas Yegros e Hugo Martinez, apita o confronto. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. A Fox Sports Brasil também transmite o jogo.

As escalações

Fluminense: o Tricolor vai com força máxima para o primeiro desafio da Libertadores 2012. A única dúvida do técnico Abel Braga fica por conta do apoiador Deco, que recupera-se de uma virose. Caso ele não tenha condições de jogo, Thiago Neves será o substituto. O resto da equipe já está definido: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Wagner e Deco (Thiago Neves); Rafael Sobis e Fred.

Arsenal de Sarandí: com a volta do colombiano Carbonero, que cumpriu suspensão contra o Sport Huancayo, o time argentino vem com sua força máxima para esse jogo, contando com apenas um jogador remanescente do grupo (Leguizamón) que enfrentou o Fluminense em 2008: Campestrini, González, López, Burdisso e Pérez; Carbonero, Marcone, Aguirre e Caffa; Zelaya e Córdoba (Leguizamón).

Quem está fora

Fluminense: alguns jogadores se recuperam de lesões ou buscam o melhor condicionamento físico. São os casos dos zagueiros Gum e Elivélton, e do atacante Matheus Carvalho. Destes, porém, apenas Gum está inscrito na Libertadores.

Arsenal de Sarandí: não há jogadores no departamento médico. Os 25 inscritos pelo clube na Libertadores estão no Rio para o confronto com o Fluminense.

Fique de olho

Fluminense: capitão e líder tricolor, Fred já avisou que está doido para marcar gols em 2012. Depois de passar em branco nas duas partidas que fez pelo Campeonato Carioca na temporada, o camisa 9 é a principal esperança de gol do Fluminense nesta terça-feira.

Arsenal de Sarandí: apesar de não ser títular absoluto, o atacante Leguizamón é apontado como destaque do time pelo próprio grupo. No último jogo, ele garantiu o empate em 1 a 1 com o Huancayo, no Peru, entrando no segundo tempo.

O que eles disseram

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Podem ter certeza de que minha equipe vai lutar e se entregar 100% ao jogo. Vamos buscar a vitória desde o primeiro minuto. Temos que jogar com paciência e inteligência. O Arsenal virá fechado e esperando os contra-ataques. Não podemos errar na saída de bola. Meus jogadores estão conscientes da importância dessa partida. Queria eu poder prometer uma vitória. Mas tenho certeza de que faremos um grande jogo".

Gustavo Alfaro, técnico do Arsenal de Sarandí: "Essa não é a estatística que vale (sobre a goleada de 6 a 0 em 2008). A que importa é o fato de o ataque do Fluminense ter sido o melhor do Brasileirão do ano passado, mas o time com uma das piores defesas. Isso mostra como sofre com a ofensividade de seus jogadores e poderemos explorar isso"

Números e Curiosidades

* Esta é apenas a terceira vez que Fluminense e Arsenal de Sarandí se enfrentam na história. Nos dois primeiros jogos, ambos disputados pela fase de grupos da Libertadores de 2008, foram registradas uma vitória para cada lado: 6 a 0 para o Tricolor no Maracanã, e 2 a 0 para os hermanos em Sarandí.

* Será a quinta partida do Fluminense nesta temporada 2012. Nos quatro primeiros jogos disputados no ano, todos pelo Estadual, o Tricolor obteve duas vitórias (3 a 0 no Friburguense e 3 a 0 no Volta Redonda), um empate (1 a 1 diante do Duque de Caxias) e uma derrota (1 a 2 para o Boavista), com oito gols a favor e três contra. O duelo contra o Arsenal será ainda o primeiro jogo do Tricolor no Engenhão no ano.

* O Fluminense não foi longe na Libertadores do ano passado. A equipe carioca acabou sendo eliminada ainda nas oitavas de final pelo Libertad, do Paraguai, após vitória por 3 a 1 no Engenhão e derrota por 3 a 0 em Assunção.

* Esta é apenas a segunda vez que o Arsenal de Sarandí disputa a Taça Libertadores. Em sua primeira participação, em 2008, a equipe argentina não passou da primeira fase, num grupo formado por Fluminense, Libertad-PAR e LDU-EQU. O Arsenal teve a seguinte campanha na Libertadores 2008 (contando a fase preliminar): oito jogos, com quatro vitórias, quatro derrotas, nove gols pró e 16 contra.

Último confronto

O último confronto entre Fluminense e Arsenal-ARG foi pela fase de grupos da Libertadores de 2008. Jogando em Sarandí, o Tricolor, já classificado e com uma equipe mista, foi derrotada por 2 a 0. Biagini e Bottaro marcaram os gols da equipe argentina. O Tricolor jogou com: Fernando Henrique, Thiago Silva, Ygor (David) e Luiz Alberto; Gabriel, Arouca (Tartá), Maurício, Conca, Thiago Neves e Junior Cesar; Cícero (Romeu). Técnico: Renato Gaúcho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet