Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Ahmadinejad vai concorrer à reeleição para Presidência do Irã

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, registrou-se nesta sexta-feira como candidato à reeleição para a Presidência da República Islâmica, buscando um segundo mandato de quatro anos.


Um importante assessor do presidente disse à Reuters mais cedo que o político conservador iria disputar a eleição, mas Ahmadinejad ainda não tinha confirmado seus planos de forma oficial até o procedimento de registro no Ministério do Interior.

O político moderado Mirhossein Mousavi, ex-primeiro-ministro que é considerado o principal adversário de Ahmadinejad na votação, deve registrar sua candidatura até sábado, assim como outro concorrente, o clérigo Mehdi Karoubi.

Mais de 170 pessoas já se registraram para concorrer à Presidência do país, quinto maior exportador de petróleo do mundo, desde terça-feira, mas a maioria deve ser desqualificada por um órgão regulador religioso.

Ahmadinejad, que defende o programa nuclear iraniano a despeito das críticas do Ocidente, foi eleito em 2005 com promessas de dividir as riquezas do petróleo com maior justiça e de reativar os valores da revolução islâmica do país três décadas atrás.

Mas opositores reformistas e até conservadores criticam o presidente por suas políticas econômicas e o acusam de isolar o Irã com seus discursos duros contra o Ocidente.

Analistas afirmam que o resultado da disputa pode depender de quem receber o apoio do líder supremo aiatolá Ali Khamenei, cujas palavras podem influenciar milhões de seguidores.

Ahmadinejad cancelou esta semana uma visita que faria ao Brasil na quarta-feira, quando se encontraria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

Em carta, Ahmadinejad pediu uma nova agenda após as eleições presidenciais do Irã, que acontecem em 12 de junho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet