Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Conheça os termos e gírias do MMA e saiba conversar sobre o assunto do momento

O Duelo de Titãs está chegando e para quem ainda não está acostumado com as gírias do mundo do MMA, a organização do evento preparou um minidicionário para explicar alguns dos termos mais usados durante a narração das lutas e entrevistas. A dificuldade maior é principalmente porque os golpes muitas vezes estão em inglês, mas não é nenhum bicho de sete cabeças para entender.


Para começar é bom explicar a diferença entre nocaute e nocaute técnico. O primeiro é quando o lutador já cai fora de si e a luta é interrompida. Já o segundo é quando o atleta está levando uma série de golpes e não consegue mais se defender, então o árbitro encerra luta, até para garantir a integridade do lutador.

Montar guarda, meia guarda ou ainda montada. Achou complicado? Que nada é apenas termos para falar que o lutador está dominando o adversário. O primeiro ocorre quando o atleta está por baixo, mas consegue com as duas pernas imobilizar o quadril do oponente. O segundo item é quando o lutador consegue sair da guarda, mas deixa uma das pernas presa.

A montada é simples. É quando o atleta fica por cima do adversário, sentado com as pernas abertas sobre a barriga. É claro que em meio a tudo isso, muitos socos e joelhadas são desferidos.

Outro termo que muitos já devem ter ouvido ao descrever um lutador é “casca grossa”. A expressão denomina aqueles que possuem raça e nunca desistem de brigar pela vitória, mesmo em desvantagem. Só que também existe o atleta “queixo duro”: aquele que aguenta muita pancada, o “torcicolo de girafa” é para os difíceis de serem finalizados e ainda existe o “fio desencapado” para os ariscos, sempre ativos na busca por uma luta franca.

Já deu para entender um pouco, mas ainda existem outros termos importantes como a trocação. É a luta em pé, quando os atletas trocam socos, chutes e joelhadas.

Bom com tanta explicação não dá para perder o maior evento de MMA já realizado em Cuiabá, marcado para o dia 24 de março, no ginásio Aecim Tocantins. Por isso aproveite para comprar seu ingresso na Casa de Festas, Chilli Beans, Country Star, Texas Country, Ótica Diniz ou pelo site www.fabinhopromocoes.com.br .

Duelo de Titãs terá a disputa de dois cinturões. O primeiro deles entre Eduardo Pachu e Bruno Carvalho, ambos especialistas em muay thay e o principal combate da noite será entre Igor Gracie e o peruano Richard Palomino.

O evento ainda terá o cuiabano jiujiteiro (mais uma gíria do MMA dada ao lutador especializado em jiu-jitsu) Chiquinho, que enfrentará Marcelo Broa, vencedor do Rio Heroe, um dos torneios mais difíceis do vale tudo.

A organização do Duelo de Titãs é da Fabinho Promoções com a direção artística e executiva de Fábio Novaes.

Conheça mais alguns termos do MMA retirados do fórum do site Super Lutas e se familiarize:

Raspagem: quando a luta vai para o chão e o lutador que está por baixo consegue inverter a posição.

Domínio das costas com ganchos: quando entrelaça as pernas ao redor do abdômen do adversário com ele de costas para você.

Espalhar o frango: posição feita quando os atletas estão no chão realizando uma posição montada, ou com os dois ganchos encaixados dominando as costas e a partir dai o lutador deixa seu oponente por baixo dele, com o corpo esticado no chão.

Striker: Esse é básico. Aparece direto em entrevistas, em fóruns, na descrição dos lutadores e tudo que é lugar possível. Mas o que é? Basicamente "Striker" é aquele tipo de lutador que tem preferência por lutar em pé, usando principalmente socos. Um "Striker também costuma usar chutes de quando em vez. No K-1, todo mundo é "Striker".

Wreslter : Vem do termo "Wrestling" que é um esporte no qual o praticante tenta derrotar um oponente sem atacá-lo com objetos inanimados, como uma arma. No MMA o lutador que utiliza técnicas de "Wrestling" é chamado Wreslter. Um "Wreslter" na maioria das vezes vai tentar derrubar seu oponente, ficar por cima dele e começar o "Ground n' Pound".

Ground n' Pound: Técnica muita usada principalmente por wreslters, consiste em derrubar o oponente e bater nele com socos enquanto fica por cima. A razão dessa técnica ser muito usada por wreslters é a grande base que o "Wrestling" proporciona ao lutador, permitindo manter a posição dominate sobre o adversário, não deixando o se levantar e ao mesmo tempo batendo nele de uma posição superior.
Quem usa: basicamente todos Wreslters usam, mas o lutador que tem utilizado o Groundn' Pound ao máximo no MMA atual é Emelianenko Fedor.

TUF: Esse termo começou a ser usado a não muito tempo atrás, é basicamente uma abreviação para o nome do programa The Ultimate Fighter. Neste "reality show" um grupo de lutadores é posto numa casa, dividido em duas equipes e tem que passar por provas para se manter no programa. Como todo bom reality show, todo final de episódio um lutador vai para casa. Algumas pessoas dizem que o TUF é a razão do MMA estar se tornando tão popular.

TUF Noob: Esse termo é muito usado nos fóruns americanos de MMA. É basicamente um termo pejorativo para as pessoas que começaram a assistir MMA influenciados pelo TUF. Essas pessoas tem a tendência de achar os lutadores do TUF os melhores do mundo.

Bandwagon: Vulgo "maria vai com as outras". Aquele tipo de "fã" que gosta de um lutador hoje e amanhã de outro. Geralmente depois de um evento, principalmente aqueles que tiveram algum "UPSET" fica mais forte.

Upset: Termo muito usado na política e nos esportes. Basicamente é quando esperava-se que alguém ganhasse mas esse alguém acabou perdendo. No mundo do MMA "upsets" são muito comuns devido à natureza do esporte, em que qualquer um pode ser nocauteado ou finalizado a qualquer hora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet