Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Feras e garotos: Flamengo enfrenta o Olimpia e tenta consolidar liderança

Foto: Foto: (Divulgação)

Feras e garotos: Flamengo enfrenta o Olimpia e tenta consolidar liderança
Ainda é um time remendado, mas a confiança está em processo de reconstrução. Depois de três vitórias seguidas, duas pela Taça Rio e uma pela Libertadores, o Flamengo ganhou fôlego e força. A lista de desfalques não diminuiu. Pelo contrário. Subiu para sete. Felipe, Airton, Willians, Léo Moura, Renato, Camacho e Lucas estão fora. O time enfrenta o Olimpia, pela Libertadores, nesta quinta-feira, com cinco jogadores criados na base do clube. O técnico Joel Santana só pode contar com 18 dos 25 inscritos na competição. Vai ter de apostar, por exemplo, no garoto Thomás, de 19 anos, que foi titular no Fla-Flu do domingo passado. O meia-atacante vai estrear na disputa continental e formará o quarteto ofensivo com Bottinelli, Ronaldinho e Vagner Love.


- Nossa virtude é ir sem medo, para cima, sem medo de errar, com velocidade. É isso que nós, mais jovens, pretendemos fazer. Nosso jeito é esse - disse Thomás.

Os outros têm jogado com mais frequência: o goleiro Paulo Victor, o lateral-direito Galhardo, e os volantes Muralha e Luiz Antonio.

Brasileiros e paraguaios se enfrentam às 22h (de Brasília), pela terceira rodada do Grupo 2. Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Emelec, há uma semana, o Rubro-Negro está na liderança da chave, com quatro pontos. O Olimpia tem três, em terceiro. Joel trata o confronto como decisivo para a classificação. Nas duas próximas rodadas, o Flamengo vai jogar fora do Rio: contra o próprio Olimpia, no Paraguai, e Emelec, no Equador.

O Olimpia aposta em dois velhos conhecidos do Flamengo para tentar sair do Engenhão com um bom resultado. No banco, o técnico uruguaio Gerardo Pelusso, que eliminou o rival nas quartas de final da Libertadores de 2010, quando comandava o time do Universidad de Chile. Em campo, o atacante argentino Maxi Biancucchi, que defendeu o clube brasileiro entre 2007 e 2009.

Jose Buitrago apita o confronto, auxiliado por Wilmar Navarro e Alexander Guzman. O trio é colombiano.O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real.

As escalações

Flamengo: Joel Santana não fez mistério sobre escalação do Flamengo para o jogo contra o Olimpia. E nem que quisesse conseguiria, já que o número de jogadores à disposição é reduzido. A principal novidade é a permanência de Thomás na equipe. O meia-atacante jogou pela primeira vez como titular com o técnico no Fla-Flu de domingo, foi bem e está mantido. A escalação: Paulo Victor, Galhardo, Marcos González, David Braz e Junior Cesar; Muralha, Luiz Antonio, Bottinelli e Thomás; Ronaldinho e Love.

Olimpia: Gerardo Pelusso já tem uma base pronta e com ela vai enfrentar o Flamengo no Engenhão, disposto a atuar de igual para igual no Engenhão. A única dúvida é no ataque, com a recuperação de Zeballos, que estava machucado. O time entra em campo com Silva, Nájera, Romero, Meza e Ariosa; Aranda, Fabio Caballero, Órteman e Marín; Maxi Biancucchi e Luis Caballero (Zeballos).

Quem está fora

Flamengo: Joel não consegue contar os desfalques em apenas uma das mãos. Airton, Willians, Léo Moura, Renato, Camacho e Lucas estão vetados pelo departamento médico. O goleiro Felipe voltou a treinar com bola na terça-feira, mas o preparador de goleiros Cantarele optou por deixá-lo fora de mais uma partida. Ele volta no fim de semana, na Taça Rio. Paulo Victor, que vive bom momento, continua como titular.

Olimpia: ao contrário de Joel, Pelusso não tem problemas para escalar o Olimpia. O time é praticamente o mesmo que derrotou o Libertad, pelo Apertura 2012, no fim de semana, com a volta do zagueiro Romero, que estava suspenso no campeonato nacional.

Fique de olho

Flamengo: aos 19 anos, Thomás vai jogar uma partida de Libertadores pela primeira vez. O meia-atacante recebeu um conselho de Ronaldinho na véspera da partida: "Mandou eu ir para dentro", contou.

Olimpia: o argentino Maxi Biancucchi vai enfrentar pela primeira vez o Flamengo desde que deixou o clube em 2009. Ele tem sido um dos principais jogadores do time paraguaio, inclusive marcando um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Lanús na Libertadores.

O que eles disseram

Joel Santana, técnico do Flamengo: “É outra competição, diferente, uma competição que está na fase de classificação, contra um adversário que uma vitória nos deixaria em situação agradável. É uma competição que temos de ganhar dentro de casa. A responsabilidade é de 100%. Organizamos mais ou menos uma equipe, mesmo com diversas contusões espero uma boa partida. Libertadores vai ser aquilo. Sofrida, suada, de muito trabalho. Vamos ver se o time tem o mesmo comportamento do Fla-Flu, disciplinado, futebol simples, objetivo formado e muito obediente na forma de jogar.”

Gerardo Pelussos, técnico do Olimpia: "Temos um plano de jogo e vamos trabalhar em cima dele para tentar conseguir um bom resultado. Esta é nossa partida mais importante, pois é a próxima que jogaremos. Não podemos nos preocupar apenas com o Ronaldinho Gaúcho, pois o Flamengo é mais do que apenas um jogador. Tenho confiança em meu time como sempre tive e acredito num grande jogo."

Números e curiosidades

* Esta é a quinta vez que Flamengo e Olimpia se enfrentam na história da Taça Libertadores da América. O primeiro cruzamento ocorreu pela primeira fase de 1981, com dois empates (1 a 1, dia 24 de julho de 81, no Maracanã, e 0 a 0, dia 14 de agosto 81, no Defensores del Chaco).

* Flamengo e Olimpia se enfrentaram 16 vezes na história: oito vitórias brasileiras, três triunfos paraguaios e cinco empates. Nos gols marcados, nova vantagem rubro-negra: 19 a 14.

* A primeira partida disputada entre Flamengo e Olimpia na história ocorreu há 64 anos. Na oportunidade, dia 27 de janeiro de 1948, o Flamengo venceu por 1 a 0, pelo Torneio de Santiago.

* O balanço do Flamengo em Libertadores contra adversários estrangeiros é positivo. Em 71 confrontos, foram 42 vitórias, 11 empates e 18 derrotas. Nesses jogos, marcou 141 gols e sofreu 83.

Último confronto

Da última vez que se enfrentaram, os paraguaios venceram. No estádio Defensores del Chaco, o Olimpia fez 2 a 0, pela Libertadores de 2002. O jogo foi disputado em 10 de abril. A escalação do Flamengo na época: Júlio Cesar, Maurinho, Flávio, Fernando e Athirson; Rocha, Carlinhos (Fabiano Cabral), Felipe Mello e Juninho; Andrezinho (Edmilson) e Roma. Técnico: Carlos César.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet