Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Palmeiras enfrenta a Ponte Preta em busca da liderança do Paulistão

Apesar de se manter como único invicto, o Palmeiras não é o lider do Paulistão. No entanto, se depender somente da vontade de seus atletas, o problema será resolvido às 18h30m deste sábado, contra a Ponte Preta, no Pacaembu. Somente um ponto atrás do Corinthians – que enfrenta o Comercial, domingo, com um time reserva – o vice-líder Alviverde pode terminar a rodada na ponta caso vença e o rival tropece. A Macaca, por outro lado, vê a chance de superar a sina contra os grandes nesta temporada. E uma boa motivação está no ano passado, quando derrotou o Palmeiras, derrubando-o da liderança e encerrando uma sequência de 15 jogos de invencibilidade.


Desta vez, a série alviverde já acumula 19 partidas, número que se aproxima do recorde do time sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Entre o fim de 1997 e o início de 1998, o Palmeiras ficou 23 jogos invicto – com 13 vitórias e dez empates. A maior sequência da história foi alcançada entre 1971 e 1972, com 40 jogos.

Pensando no confronto contra o Coruripe-AL, pela Copa do Brasil, no meio da semana, Felipão poupou o zagueiro Henrique, que nem foi relacionado. No entanto, o time terá as voltas de João Vitor e Valdivia, e os dois devem começar entre os titulares. Agora, eles esperam dar ao time o mesmo embalo da goleada sobre o Botafogo-SP, na última rodada, por 6 a 2, que deu ao Verdão a marca de melhor ataque do Paulistão.

A Ponte Preta, no entanto, tenta reverter os maus resultados contra os grandes nesta temporada. Depois de perder por 3 a 1 para o São Paulo em casa e ser goleada pelo Santos por 6 a 1 em Barueri, a Macaca reencontra o Palmeiras, time que bateu na última rodada da primeira fase do Paulistão do ano passado. Com a equipe completa, o técnico Gilson Kleina também aposta na boa sequência de resultados. Desde a derrota para o Peixe, a Ponte venceu os três jogos que disputou no Estadual (Botafogo, Comercial e Paulista) e, com 24 pontos, está em sexto lugar na classificação.

O árbitro da partida será Flavio Rodrigues de Souza, que terá como assistentes Marco Antonio Gonzaga da Silva e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em tempo real, a partir das 18h. O Premiere 1 transmite a partida para todo o Brasil.

Palmeiras: a sequência de jogos importantes não deve impedir o técnico Luiz Felipe Scolari de escalar o que tem de melhor. Exceção feita ao zagueiro Henrique, poupado, Felipão manda a campo o time titular. A única dúvida é no meio-campo, entre Daniel Carvalho e Valdivia – o mais provável é jogue o Mago. Assim, o Verdão entra em campo com: Deola; Artur, Román (Maurício Ramos), Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Ricardo Bueno e Barcos.

Ponte Preta: sem dois dos principais titulares, o técnico Gilson Kleina deve escalar uma equipe parecida com aquela que goleou o Paulista na última rodada. O treinador conta com as voltas do lateral-direito Cicinho (xará do palmeirense, que não joga) e do atacante Maranhão, mas não terá o zagueiro Wescley e o meia Caio. Na zaga, Ferron permanece como parceiro de Diego Sacoman, enquanto Agenor e Rodrigo Pimpão disputam a última vaga. Assim, a provável Ponte para o duelo deste sábado é: Lauro; Guilherme, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; João Paulo, Agenor, Gerson, Enrico e Renato Cajá; Roger.

Palmeiras: o lateral-direito Cicinho, com infecção bacteriana na garganta, fica fora do confronto. Além dele, Maikon Leite está suspenso com três cartões amarelos. Lesionados, não jogam Luan, Thiago Heleno e Fernandão.

Ponte Preta: o zagueiro Wescley, com uma entorse no tornozelo, e o meia Caio, com dores musculares.

Palmeiras: Valdivia devolveu a magia ao time do Palmeiras na goleada sobre o Botafogo-SP, na última rodada. Recuperado de lesão, o Mago teve boa atuação e mostrou que a sombra de Daniel Carvalho na posição fez bem para seu futebol. Agora, precisa manter o bom rendimento e provar para Felipão que ainda merece ser titular absoluto na armação de jogadas. E a melhor maneira de fazer isso seria com gols e assistências.

Ponte Preta: se faltou gol na estreia da Macaca na Copa do Brasil, a intenção é que sobre neste sábado. E para isso Gilson Kleina conta com a volta de Roger. Depois de desencantar em sua terceira passagem no Moisés Lucarelli, no jogo contra o Paulista, o camisa 9 reencontra o Palmeiras, time que defendeu por poucos meses em 2006, e já apimentou o duelo. Para ele, o elenco pontepretano nada deve ao do Verdão. Será? Cabe ao artilheiro provar que estava certo.

Barcos, atacante do Palmeiras: “Sabemos que a Ponte é uma equipe difícil, que quer ficar os oito. Estão brigando para classificar e vão tentar ganhar pelo menos um ponto da gente aqui.”

Roger, atacante da Ponte Preta: “O Palmeiras é um bom time, assim como o nosso, e não é nenhum bicho-papão. A Ponte está preparada para fazer uma boa apresentação e jogar de igual para igual com eles, afinal, os times são iguais.”

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O Palmeiras venceu a Ponte Preta pela última vez no Paulistão de 2009. Jogando em Campinas, o Verdão venceu por 3 a 2, com três gols de Lenny. André e Leandrinho marcaram para a Ponte. Nas últimas duas partidas disputadas entre as equipes, ambas pelo Campeonato Paulista, duas vitórias da Macaca.

* O Palmeiras nunca perdeu para a Ponte Preta atuando no Pacaembu pelo Paulistão. Ao todo, foram dez partidas disputadas no estádio, com cinco vitórias do Verdão e cinco empates, 13 gols a favor e cinco contra.

* No cômputo geral (Paulista, Brasileiro e amistosos), as equipes se enfrentaram 112 vezes na história, com 58 vitórias do Verdão, contra 26 triunfos da Macaca e mais 28 empates. Nos gols marcados, nova vantagem para o Palmeiras: 193 a 117.

Palmeiras e Ponte Preta se enfrentaram pela última vez na última rodada da primeira fase do Paulistão do ano passado. A Ponte saiu atrás no Moisés Lucarelli, mas foi valente e conseguiu a virada por 2 a 1 sobre o Verdão, com gols de Márcio Diogo e Renatinho. Max Santos abriu o placar para o Alviverde. O resultado tirou do Palmeiras a ponta da tabela e uma invencibilidade que já durava 15 partidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet