Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Rubinho vê Massa tranquilo: "para combater problema tem que sorrir"

Anfitrião de Felipe Massa na etapa de São Paulo da Fórmula Indy, Rubens Barrichello filosofou ao comentar a fase atual do amigo, pressionado pela imprensa italiana para melhorar de rendimento na temporada 2012 da Fórmula 1. Ao fim deste sábado, o ex-piloto da Williams disse ter visto o compatriota "tranquilo" e aproveitou para dar um conselho relativamente simples: "sorrir".


"Tudo aquilo que eu falo para as pessoas é que para você combater um problema tem que sorrir", afirmou Barrichello quando questionado sobre o amigo em entrevista coletiva.

Neste sábado, Massa acompanhou dos boxes da KV Racing o trabalho de Rubinho no segundo treino livre e no treino classificatório no circuito do Anhembi, mas não deu muita sorte ao conterrâneo. O parceiro de Tony Kanaan largará na 13ª posição na corrida marcada para as 12h30 (de Brasília) deste domingo.

"Tem que estar feliz com você mesmo antes de estar feliz para qualquer tipo de aparência", apontou Barrichello, prosseguindo em seu raciocínio. "Então hoje (sábado) você vai perguntar: 'eu estou feliz com o 13º (lugar)?' Não, eu queria estar mais para frente, mas eu sei que existem limitações. Na hora em que eu entrei na última volta pensando 'eu não posso deixar nenhum cabelo aqui' e foi na hora que eu dei numa parede. Então eu dei tudo de mim mesmo".

Tentando tirar o máximo do carro, o experiente piloto, 39 anos, chegou a tocar a roda traseira no muro da pista no fim da primeira fase do qualificatório, mas não conseguiu avançar à segunda etapa da sessão. O carro, de qualquer forma, não teve qualquer tipo de dano, conforme explicou.

Ainda falando sobre Massa, Barrichello disse que o fato de ser piloto deixa o profissional "muito aberto para a imprensa mundial", o que resulta em críticas - "algumas construtivas e às vezes simplesmente boatos, coisas que acontecem", nas palavras do corredor que mais participou de Grandes Prêmios na história da Fórmula 1.

"O importante é nesse momento saber o que passa dentro dele. Ele me parece tranquilo, adorou o dia. Eu acho que ele gostou", concluiu o piloto da KV, que em 2005 deixou a Ferrari e foi substituído exatamente por Felipe.

Mais jovem que o compatriota, Massa cumpriu 31 anos na última quarta-feira. Parte da imprensa italiana, incluindo o jornal La Stampa e a revista Autosprint, já pediu a demissão imediata do brasileiro em 2012. O corredor conquistou seus primeiros pontos na quarta etapa da temporada, no GP do Bahrein, em 22 de abril, quando foi o nono colocado. Ele sofre com o mau desempenho da Ferrari e, com dois pontos, está na 17ª posição do campeonato - seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, é o quinto colocado, com 43.

Questionado neste sábado pelo Terra sobre a expectativa de subir de rendimento com o novo pacote aerodinâmico que a Ferrari estreará no GP da Espanha, Massa respondeu: "espero evoluir, é lógico. Até porque foi a melhor corrida no ano (no Bahrein). Sem dúvida foi um bom ritmo, boa corrida, mas uma corrida em que a gente chegou sétimo (com Alonso) e nono você não pode falar que a gente está feliz e satisfeito - quer sempre mais e brigar lá na frente".

A prova em Barcelona é a quinta da F1 neste ano e está marcada para o próximo dia 13; antes disso, os pilotos participam dos testes oficiais em Mugello, na Itália, entre 1º e 3 de maio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet