Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Sem Slater no caminho, Mineirinho e Medina lideram o Brasil no Rio Pro

Vice-líder do ranking, Adriano de Souza, o Mineirinho, prefere não dar bola para a ausência de Kelly Slater, líder da temporada, no Rio Pro. O brasileiro defende, a partir desta quarta-feira, o título do campeonato. Divide os holofotes com Gabriel Medina, maior revelação da história do Circuito Mundial. Em alta, a dupla lidera o país, que leva ao terceiro desafio do ano seus sete representantes da elite e mais três convidados. A janela de espera começa nesta quarta-feira e vai até o dia 20, no Rio de Janeiro - Barra da Tijuca, Recreio ou Arpoador.


- O Kelly é mais um oponente. Não quero desmerecê-lo, ele é 11 vezes campão mundial. Claro que é uma força pesada, mas quero lembrar que existem mais 31 atletas que têm chance de ganhar o evento. Todos vão se sentir em casa, conhecem a correnteza, estão bem acostumados com a nossa maré. Além dos gringos, como Mick (Fanning) e Taj (Burrow). Todos já ganharam eventos no Brasil. Em 2012 veio todo mundo turbinado para o evento - diz Mineirinho.

O paulista abriu a temporada com uma final na Gold Coast. Em uma bateria polêmica, perdeu para Taj. Depois, parou nas oitavas em Bells. No ano passado, no Rio, ele derrotou Taj na decisão e botou, pela primeira vez no Circuito Mundial, o Brasil no topo do ranking.

Taj Burrow, na Gold Coast, e Mick Fanning, em Bells Beach, fizeram valer o conhecimento local e o empurrãozinho da torcida nas duas primeiras etapas. E, assim como Mineirinho, não liga para o desfalque de Slater. A dupla lembra que, no ano passado, o americano abriu mão de uma das etapas - Jeffreys Bay, na África do Sul - e, ainda assim, conquistou o título da temporada.

- Por um lado, a ausência dele abre um espaço. Sentimos que é uma oportunidade de alcançar a liderança. Mas o fato de ele não vir não significa que ele vai ficar para trás - diz Mick Fanning, terceiro do ranking, empatado com Taj.

Gabriel Medina, sempre de poucas palavras, pretende achar um espaço melhor entre os 32 da elite. Depois dos recordes no ano passado, quando venceu duas das cinco etapas que disputou, como calouro, Gabriel Medina fez duas etapas mornas. Na Gold Coast, parou na repescagem. Em Bells, na terceira fase. Ocupa apenas a 25ª colocação. No último sábado, porém, ganhou uma motivação extra: faturou o WQS prime de Trestles.

- Kelly é o Kelly. É sempre difícil batê-lo em qualquer bateria. Todos são bons. Acho que vai ter boas ondas no campeonato. Vai ser um campeonato legal... ainda mais sem ele - disse, rindo.

O paulista disputará pela primeira vez uma etapa do Mundial no Brasil. Enquando a competição não começa, vem sentindo o carinho do público e aproveitando pequenas alegrias, como poder comer comida brasileira.

- Acho que a galera está meio curiosa mesmo para me assistir. Tirei várias fotos hoje na praia. É maneiro competir no Brasil, comer a comida brasileira todo dia, ficar com o pessoal. Vai ser legal. Estou querendo esse título. Vim de uma vitória que meu deu mais confiança.

Além de Medina e Mineirinho, o Brasil terá Alejo Muniz, Jadson André, Miguel Pupo, Raoni Monteiro e Heitor Alves. Tomas Hermes, atual campeão brasileiro, Peterson Crisanto, convidado da organização, e Willian Cardoso, substituto de Slater, completam o time brasileiro masculino na etapa. No feminino, Jacqueline Silva. A paraibana Diana Cristina e a catarinense Juliana Quint vão disputar uma triagem.

Etapa deve começar no Arpoador


O palanque principal do Rio Pro fica no Postinho, na Praia da Barra da Tijuca. Dependendo das condições do mar, as disputas podem ser transferidas para o Canto do Recreio ou para o Arpoador. De acordo com os organizadores, há grande chance de o campeonato começar no Arpoador. Confira no Rico Surf a previsão das ondas.

Primeira fase masculina:
1: Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS), Jadson André (BRA)
2: Jordy Smith (AFS), C.J. Hobgood (EUA), Patrick Gudauskas (EUA)
3: Owen Wright (AUS), Raoni Monteiro (BRA), Taylor Knox (EUA)
4: Adriano de Souza (BRA), Kai Otton (AUS), Willian Cardoso (BRA)
5: Taj Burrow (AUS), Kieren Perrow (AUS), Tomas Hermes (BRA)
6: Joel Parkinson (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Peterson Crisanto (BRA)
7: Julian Wilson (AUS), Brett Simpson (EUA), Fredrick Patacchia (HAV)
8: Gabriel Medina (BRA), Adrian Buchan (AUS), Yadin Nicol (AUS)
9: Mick Fanning (AUS), Damien Hobgood (EUA), Travis Logie (AFS)
10: Michel Bourez (PYF), Miguel Pupo (BRA), Tiago Pires (POR)
11: Jeremy Flores (FRA), Heitor Alves (BRA), Kolohe Andino (EUA)
12: John John Florence (HAV), Alejo Muniz (BRA), Adam Melling (AUS)

Primeira fase feminina:
1: Courtney Conlogue (EUA), Lakey Peterson (EUA), Sage Erickson (EUA)
2: Tyler Wright (AUS), Paige Hareb (NZL), Justine Dupont (FRA)
3: Stephanie Gilmore (AUS), Sarah Mason (NZL), convidada
4: Sally Fitzgibbons (AUS), Rebecca Woods (AUS), Melanie Bartels (HAV)
5: Carissa Moore (HAV), Coco Ho (HAV), Jacqueline Silva (BRA)
6: Laura Enever (AUS), Malia Manuel (HAV), Pauline Ado (FRA)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet