Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Cubano consegue vaga olímpica pelos EUA e manda "mensagem a Castro"

O cubano Manuel Huerta, 28 anos, está classificado para a disputa do triatlo nos Jogos de Londres. Mas ele não competirá por seu país de origem, e sim pelos EUA. Depois de desertar aos 13 anos, atualmente ele diz que sua jornada olímpica é uma "mensagem ao governo de Fidel Castro", como informa o jornal The New York Times. O ex-presidente cubano se afastou do cargo em 2006, alegando problemas de saúde, e se desligou definitivamente do poder em 2008. Seu sucessor foi o irmão, Raúl Casstro, que é o responsável pelo governo de Cuba atualmente.


Huerta explica que faz parte do grupo que Fidel chama de "Máfia de Miami", referindo-se à comunidade de exilados que a mídia cubana trata como maliciosa e anti-cubana.

Cuba tem uma forte tradição em Olimpíadas, e será representada em Londres em modalidades como tênis de mesa, boxe e atletismo. Mas Huerta diz que provavelmente foi impedido de realizar suas ambições no país por conta da história política de sua família, que, segundo ele, está marcada por problemas com relação ao êxodo de Mariel, em 1980, quando sua avó, Consuelo, esteve envolvida na emigração em massa de cubanos aos EUA. Por isso, ele acredita que jamais teria chance de ser atleta enquanto permanecesse em Cuba.

Em 1997, Huerta partiu de Havana com a mãe e a irmã para se encontrar com a avó em Miami, onde cresceu e pôde treinar, como sempre desejou. No ensino médio, após uma competição, conseguiu uma bolsa de estudos para a Florida Atlantic. Em 2003, foi convidado para treinar triatlo no Centro Olímpico de Treinamento dos EUA, em Colorado Springs. Aos 20 anos, conseguiu a cidadania americana.

Recentemente, Huerta quase chegou a desistir da carreira após a morte de seu pai, por câncer de intestino, em 2009, e a descoberta do câncer de pele de sua mãe. Mas decidiu seguir em frente.

Medalhista de prata no Pan-americano de Guadalajara, o atleta foi bem na competição classificatória de San Diego, no dia 12 de maio, que lhe deu vaga aos Jogos de Londres. Depois de sair do quarto pelotão na natação (1500 m), Huerta fez um bom tempo no ciclismo (40 km) e marcou 30min44s na corrida de 10 km.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet