Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Beisebol

Seel e Federação de Beisebol firmam convênio para crianças competirem fora do Estado

A fim de dar continuidade a ações que fomentam ainda mais a prática esportiva no Estado foi firmado, nesta quarta-feira (27.06), convênio entre a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e a Federação...

A fim de dar continuidade a ações que fomentam ainda mais a prática esportiva no Estado foi firmado, nesta quarta-feira (27.06), convênio entre a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e a Federação Mato-grossense de Beisebol e Softsol. A parceria visa garantir a viabilidade de recursos para que os atletas da categoria infantil possam representar Mato Grosso no XXXII Campeonato de Beisebol, que ocorre no mês de agosto em Dourados (MS).


O secretário da Seel, José de Assis Guaresqui, recebeu no gabinete o presidente da Federação Mato-Grossense de Beisebol e Softbol, Yugi Izawa, o vice-presidente, Sergio Kobayashi, o tesoureiro, Mário Ueno, e o conselheiro Motomu Yabumoto. Durante a reunião o secretário ressaltou que uma das metas é oportunizar o incremento do esporte em todas as modalidades.

“Queremos agradecer todo o apoio dado pela Seel, que é nossa parceira do desenvolvimento e crescimento do beisebol no Estado. A Secretaria contribuiu para que possamos dar continuidade ao nosso calendário e alavancar ainda mais o beisebol, divulgando a potencialidade dos nossos atletas em outros Estados”, pontuou Yugi Izawa.

Os representantes da Federação explicaram ao secretário da Seel, que as crianças que irão competir fazem parte de um projeto de desenvolvimento da prática do beisebol que funciona gratuitamente em Várzea Grande. “São cerca de 30 crianças que fazem parte da escolinha, criada pela Federação, que tem o objetivo de treinar a prática do beisebol. A escolinha funciona em Várzea Grande e atende na semana cerca de cem pessoas, entre crianças e adultos”, explicou Izawa.

Materiais Esportivos

A comitiva da Federação de Beseibol falou também da necessidade de apoio para a demanda de material esportivo dentre eles: a utilização das matérias esportivos que são utilizados durante os jogos como o taco ou bastão; jogo de capacetes para rebatedores; bola, fabricadas em couro ou borracha, variando o uso conforme a categoria.

História

O beisebol é um esporte praticado por duas equipes de nove integrantes, que ocupam as posições de ataque e defesa de forma alternada. O jogo é disputado em um campo com quatro bases, onde o jogador do time atacante usa um bastão para rebater a bola arremessada pelo time defensor.

A partida do jogo tem duração média de duas horas e trinta minutos e divide-se em nove turnos. A cada turno o rebatedor tenta fazer pontos impedindo que a bola chegue aos defensores adversários. Ao rebater a bola, o rebatedor inicia a corrida pelas quatro bases. Quando o time defensor adquire novamente a bola pode fazer com que a corrida do rebatedor pare por algum tempo, tocando seu corpo ou fazendo a bola chegar à base seguinte antes dele. A equipe vencedora é aquela que atinge o maior número de corridas.

O desporto é muito popular em alguns países da América Central, no Japão, nos Estados Unidos, fazendo dele uma das modalidades que mais atrai os espectadores aos estádios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet