Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Por vaga, J. Maranhão paga treino do bolso: "não tinha dinheiro"

A nadadora pernambucana Joanna Maranhão precisou tirar dinheiro do próprio bolso para garantir sua vaga na Olimpíada de 2012, em Londres. Em entrevista ao Terra neste domingo, a representante do Brasil nos 400 m medley disse que custeou - com ajuda de sua família - um período de treinamentos em Sierra Nevada (Estados Unidos) e que somente depois foi ressarcida pelo governo de Pernambuco.


"A gente teve que bancar muita coisa do próprio bolso", contou Joanna Maranhão. "Antes de conquistar o índice, depois do Pan-Americano (de Guadalajara 2011), fizemos um treinamento em Sierra Nevada, que foi muito importante para que eu fizesse o índice em dezembro e garantisse a vaga (olímpica). E foi custeado por mim. Pela minha família, na verdade", acrescentou.

Quem fazia o papel de captar os recursos para bancar os treinamentos de Joanna Maranhão, um dos principais nomes da natação brasileira feminina, era a mãe dela. Somente depois é que os valores investidos na preparação da atleta foram pagos.

"Lá em Recife minha mãe pedia ajuda para todo mundo, mas conquistamos junto ao governo do Estado do Pernambuco uma ajuda financeira para ressarcir esses gastos", explicou a atleta, que treina sob orientações da técnica Rosane Carneiro.

"Como treino com a Rosane, e ela não é funcionária do clube ao qual sou filiada, o Flamengo, todo custo para pagar o salário dela, do meu preparador físico e das pessoas que trabalham com a gente vem do meu bolso. Foi financeiramente duro para todo mundo, inclusive para ela", relatou.

A nadadora brasileira citou, inclusive, momentos "inusitados" - e nada agradáveis - que viveu durante esse período de treinamentos sem ajuda financeira. "Tinha vezes que falávamos 'está sem dinheiro? eu estou sem dinheiro. Vamos fazer o quê? vamos ver um filme no computador, porque não tem dinheiro para sair", disse.

Apesar dos problemas, Joanna se mostrou satisfeita com os percalços no caminho até chegar a sua terceira Olimpíada. "Tudo isso fez com que a jornada fosse mais especial ainda, somos muito cúmplices. Tudo que precisamos fazer para chegar aqui eu acho que não mudaria nada, essas dificuldades realmente nos fortaleceram muito", explicou a nadadora.

A reportagem do Terra entrou em contato com a cúpula da delegação da natação, presentes em Londres para explicar o treino à parte. O supervisor técnico da modalidade da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e chefe do time de natação nos Jogos Olímpicos, Ricardo de Moura, afirmou que, após a conquista do índice olímpico por Joanna, em dezembro, foi feita uma reunião com ela e com a técnica Rosane Carneiro. Nessa reunião, foram relacionados os custos que a CBDA arcaria e que eles foram cumpridos.

Desde o ano passado, foram realizadas 35 ações envolvendo os atletas olímpicos, entre treinamentos e competições. Além disso, os treinos à parte dos atletas seriam prática comum, de forma que os próprios bancassem parte do staff na programação.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet