Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Contra degola, Verdão tenta ganhar pontos em ‘Campeonato Carioca’

O Palmeiras luta para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas terá de encarar três adversários complicados nas próximas rodadas, todos do Rio de Janeiro, e dois deles fora de casa. Se quiser sair logo da situação incômoda na competição nacional, o Verdão terá de superar um retrospecto recente ruim contra as equipes do estado vizinho. Nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Engenhão, a equipe de Luiz Felipe Scolari enfrenta o Botafogo. Na sequência, terá Fluminense e Flamengo, nos dias 12 e 15 de agosto. Nada de moleza.


Desde 2010, quando o Vasco voltou à Série A e o Rio ficou com seus quatro representantes no Brasileiro, o Verdão jogou 17 vezes contra os cariocas. Foram apenas duas vitórias, e 15 pontos conquistados em 51 possíveis – aproveitamento de 29,4%, insuficiente para deixar a zona da degola nas próximas rodadas. Por outro lado, o Palmeiras vem de vitória contra o último adversário do estado que enfrentou: 2 a 0 sobre o Botafogo, mas pela Copa Sul-Americana.

Neste ano, pelo Brasileiro, o Palmeiras já jogou contra o Vasco e ficou no empate em 1 a 1, na Arena Barueri. O resultado pode ser relativizado, pois a prioridade da equipe de Luiz Felipe Scolari era a Copa do Brasil, conquistada pouco tempo depois. Mas em 2011 e 2010, o desempenho não foi bom – uma vitória em oito jogos para cada temporada.

Quem esteve em quase todas essas partidas conhece bem a escrita negativa, e fará de tudo para deixá-la para trás. O zagueiro Maurício Ramos considera uma coincidência o fato de o Verdão ter tropeçado contra os cariocas, e por isso espera mudança de mentalidade a partir desta quarta-feira.

– Temos três jogos seguidos contra equipes do Rio, é uma hora boa para mudar essa história. Tanto para tirar logo a equipe da zona de rebaixamento, quanto para evitar um tabu maior – destacou Maurício Ramos.
Desempenho do Verdão contra cariocas nos últimos anos
Ano PG V E D Ap.
2012 1 0 1 0 33,3 %
2011 6 1 3 4 25 %
2010 8 1 5 2 33,3 %

O jogo desta quarta-feira ainda tem um agravante para os palmeirenses, preocupados com o estado do gramado do Engenhão. As más condições causaram até o adiamento de uma partida do fim de semana passado, entre Flamengo e Atlético-MG. Mais um fator para o Verdão tentar superar contra o Botafogo.

– Tenho ouvido os comentários sobre o gramado, mas não adianta reclamar. Sabemos que vai estar um pouco ruim, mas isso é para os dois times. O campo vai prejudicar o Botafogo também. Muita gente aqui jogou em campo muito pior. Não podemos dar desculpas em caso de resultado negativo – afirmou o meia Daniel Carvalho.

– E são jogos seguidos contra cariocas, precisamos vencer para aliviar um pouco a nossa situação – completou.

A última vitória sobre um carioca no Brasileirão foi há oito jogos, na estreia de 2011 contra o Botafogo. Em jogo realizado no Teixeirão, em São José do Rio Preto, o Palmeiras fez 1 a 0, com gol de Kleber. Desde então, foram quatro empates e quatro derrotas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet