Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Contra Figueira, Santos espera dar fim a 'freguesia' contra ameaçados

Apesar de a tabela do Campeonato Brasileiro dizer o contrário, a derrota do Santos por 2 a 1 para o Atlético-GO, no Bezerrão, no último sábado, não surpreende, considerando o retrospecto do Peixe contra os times que estão nas últimas posições do torneio - casos de Figueirense e Palmeiras, dois dos próximos três rivais santistas. Nos dez jogos contra os seis piores do Brasileirão, duas vitórias, 33,3% de aproveitamento e 20 pontos deixados pelo caminho, determinantes na discreta campanha alvinegra.


Figueira e Verdão, aliás, são os adversários que trazem as melhores memórias ao Santos nesses confrontos: são os dois rivais da rabeira contra quem o Peixe conseguiu vencer. Pela 17ª rodada, no Orlando Scarpelli, o Alvinegro derrotou o Figueirense por 3 a 1, em jogo que marcou o retorno de Neymar após defender a seleção brasileira nas Olimpíadas. Já na 19ª rodada, o time praiano bateu o Palmeiras no Pacaembu por 2 a 1.

Contra os outros quatro adversários, porém, foram apenas quatro pontos em 24 possíveis, somados ainda no primeiro turno. Além do tropeço do último sábado no Bezerrão, o Santos já não havia derrotado o Atlético-GO quando teve o mando - empate por 2 a 2 no Pacaembu. Diante de Portuguesa, Bahia e Sport, não foi diferente: empates no primeiro turno (todos por 0 a 0) e derrotas no segundo (3 a 1 para Lusa e Bahia, e 2 a 1 para o Sport).
santos contra os seis últimos PRIMEIRO TURNO SEGUNDO TURNO
Bahia 0x0 Santos Santos 1x3 Bahia
Santos 0x0 Sport Sport 2x1 Santos
Portuguesa 0x0 Santos Santos 1x3 Portuguesa
Santos 2x2 Atlético-GO Atlético-GO 2x1 Santos
Figueirense 1x3 Santos Dia 17: Santos x Figueirense
Palmeiras 1x2 Santos Dia 2/12: Santos x Palmeiras

O curioso é que o fator casa, pelo menos a favor do Santos, teve pouco efeito diante do sexteto ameaçado. Nas quatro partidas em que atuou com o mando de campo, foram dois empates (Atlético-GO no Pacaembu, Sport na Vila Belmiro) e duas derrotas (Portuguesa no Pacaembu, Bahia na Vila). Em contrapartida, as vitórias contra Figueirense e Palmeiras, vieram com o Alvinegro atuando fora (contra o Verdão, no Pacaembu, o mando era do rival). Saldo que, de alguma forma, faz coro ao desempenho da equipe na competição - o time praiano tem apenas a 15ª campanha como mandante, mas a oitava dentre os visitantes.

Neste sábado, às 19h30 (de Brasília), o rival é outra vez o Figueirense, agora na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Brasileirão. Trata-se da penúltima oportunidade para o Santos diminuir o prejuízo no retrospecto diante dos últimos colocados, que tanto atrapalhou o time no torneio. O clássico contra o Palmeiras, por sua vez, está previsto para o próximo dia 2, às 17h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet