Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Corinthians fura retranca do Coritiba, vence e se afasta da zona de perigo

O Corinthians conheceu na gelada noite deste sábado a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Esquecendo momentaneamente a Copa do Brasil, competição na qual o time está na final contra o Internacional, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes venceu o Coritiba por 2 a 0, em partida realizada no estádio do Pacaembu.


Com o resultado, o Timão chegou aos sete pontos na tabela de classificação e se afastou da zona de rebaixamento, pulando para a sétima posição. Já o Coxa, que sofreu a sua quarta derrota em cinco partidas, segue na lanterna, com apenas um ponto conquistado.

Os dois times voltarão a campo no próximo dia 14 (domingo). O Corinthians vai a Goiânia para enfrentar o Goiás, e o Coritiba receberá a visita do Flamengo no estádio Couto Pereira, no Paraná.

Timão sofre com a marcação rival

No Timão, sem poder contar com Jorge Henrique, machucado, e Ronaldo, poupado, o técnico Mano Menezes resolveu mudar o esquema 4-3-3 e foi para o 4-4-2, com a entrada de Wellington Saci no meio-campo. No ataque, Souza funcionou como referência na área. Outra mudança em relação ao jogo da última quarta, contra o Vasco, pela Copa do Brasil, foi que Diego, que havia jogado como lateral-esquerdo, formou dupla de zaga com Chicão. Marcelo Oliveira foi a grande novidade na lateral esquerda.

Quando a bola rolou, ficou clara a postura das duas equipes. O Coritiba bloqueou as laterais e forçou o Corinthians a jogar pelo meio. Para se ter uma ideia, em determinadas jogadas, os 11 homens da equipe paranaense estavam no campo de defesa. Sem alternativa para chegar tocando, o Timão passou a arriscar chutes de fora da área. Cristian, Chicão e Alessandro assustaram o goleiro Vanderlei dessa maneira.

A melhor chance, no entanto, aconteceu aos 23 minutos, quando Souza recebeu passe açucarado de Douglas, invadiu a área e, na saída do goleiro Coritiba, bateu em cima de Vanderlei, para desespero do torcedor alvinegro. O gol parecia questão de tempo. Aos 30, Douglas disparou uma bomba de fora da área e o goleiro do Coritiba fez nova intervenção.

Quando o jogo já caminhava para o fim do primeiro tempo, o Corinthians encontrou o gol e fez justiça no marcador. E foi uma bela jogada. Douglas deu bela enfiada de bola para Alessandro, que invadiu a área pela direita e cruzou para Souza, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. Foi o segundo gol do atacante no Campeonato Brasileiro, o primeiro com a bola rolando. O outro havia sido de pênalti, contra o Barueri.

Comando corintiano

Na etapa complementar, o Coritiba, em desvantagem no marcador, finalmente resolveu sair para o jogo. Mas nada que assustasse o goleiro Felipe. O Corinthians seguiu absoluto em campo, comandando as ações e rondando com muito perigo a área paranaense. Vanderlei seguia trabalhando bastante. Aos quatro minutos, ele evitou o segundo gol alvinegro em chute de Alessandro.

Aos dez, o Timão chegou ao segundo gol. E, como havia acontecido no primeiro, foi uma jogada trabalhada. Em rápido contra-ataque, Wellington Saci foi lançado pela esquerda, avançou e fez cruzamento primoroso para Douglas que, livre de marcação, foi impiedoso na cabeçada, tocando no canto direito de Vanderlei. No banco, o técnico Mano Menezes aplaudiu a jogada dos seus comandados.

Com desvantagem de 2 a 0 no marcador, o técnico do Coritiba, Renê Simões, resolveu dar novo gás ao seu time. Ele tirou os apagados Vicente e Marcos Aurélio e colocou Guaru e Thiago Silvy. Aos 15, o time paranaense chegou a marcar com Ariel, mas o lance foi corretamente anulado, já que o atacante argentino estava impedido. Logo depois, Pedro Ken chutou de fora da área, Felipe espalmou e, na sobra o goleiro corintiano, dividiu com Ariel, que ficou com a bola. Mas ele bateu errado, à esquerda do gol adversário.

Mas logo o time paranaense voltou a perder terreno em campo. Para piorar, aos 29, o Coxa ficou com um a menos, já que o lateral-direito Márcio Gabriel fez falta em Elias na entrada da área e, como era o último homem, recebeu acertadamente o cartão vermelho do juiz Djalma José Beltrami.

Com o jogo já definido, o técnico Mano Menezes resolveu mexer na equipe. Ele sacou Marcelo Oliveira e Alessandro e promoveu as entradas de Jean e Jucilei. Com isso, o time passou a jogar no 3-5-2. No fim, Henrique entrou na vaga de Souza. Nos acréscimos, ainda houve tempo para Jucilei, em bomba de pé direito, acertar o travessão de Vanderlei. No fim, a Fiel aplaudiu e comemorou a justa vitória.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet