Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Velhos erros: Grêmio fecha ano com nova eliminação e sina de expulsões

O Grêmio chamou a torcida, pediu o seu apoio em 2012, ano de despedida do Olímpico. Faltou, no entanto, o time corresponder à altura dos grandes públicos nos momentos mais importantes. Mesmo com boas campanhas, acabou marcado pelas eliminações nas fases decisivas. Uma tendência confirmada neste domingo, quando o Grêmio apenas empatou com o Inter, com nove homens, num estádio lotado e deixou escapar o vice-campeonato brasileiro e a consequente vaga direta à Libertadores.


Escapar da pré-Libertadores era o objetivo tricolor, espalhado aos quatro cantos, depois que o Fluminense confirmou o título nacional por antecipação. A classificação poderia ter ocorrido na penúltima rodada, mas o Atlético-MG conseguiu uma virada no fim diante do Botafogo. Mesmo assim, o descumprimento da meta, justamente na partida de despedida do Olímpico, não é encarado como um fracasso.

- O jogo lá com o Millonarios teve confusão depois. Saimos na frente, mas recuamos. Faltou foi qualidade. O do Palmeiras, aqui, perdemos em cinco minutos. Lá, em São Paulo, fizemos ótimo enfrentamento. A de hoje ficou a frustração de não poder fazer mais. Não vejo que há fracassos - ponderou Vanderlei Luxemburgo, no domingo.

O técnico cita, em sua fala, as outras duas eliminação do time na temporada. Primeiro, para o Palmeiras, pela semifinal da Copa do Brasil, em junho. Na ocasião, o time foi surpreendido em casa no jogo de ida, levando o 2 a 0 depois dos 40 minutos do segundo tempo. Diante do Millonarios, pelas quartas da Copa Sul-Americana, o castigo veio também nos acréscimos, mas no confronto da volta. Um pênalti polêmico tirou a vaga à semi.
Competição Quando caiu
Gauchão - 1º turno Semifinal
Gauchão - 2º turno Quartas
Copa do Brasil Semifinal
Sul-Americana Quartas
Brasileirão Perdeu o vice
na última rodada

Gauchão também foi sinônimo de insucessos. No primeiro turno, na estreia de Luxemburgo no Grêmio, a equipe cedeu empate na semifinal para o Caxias, no Centenário, e perdeu o título. No returno, levou 2 a 1 no Gre-Nal das quartas, lembrado pela invasão de campo e expulsão de Luxa, que novamente dá de ombros sobre essa "marca", aumentada pelos incidentes do domingo, em que novamente como excluído. Somada à expulsão de um clássico dos anos 1970 como jogador, é a sua terceira em quatro Gre-Nais.

- A expulsão no Beira-Rio foi sacanagem. Aquilo (ajuda dos gandulas) não está na regra. Tive de me expor para acabar com aquilo. A de hoje, pela regra tinha, tinha de ser, mas, pelo bom senso, não precisava. Tínhamos 45 mil pessoas no estádio e poderia haver tumulto. Tentei ajudar o juiz para evitar confusão no campo, mas ele me expulsou. Não dou bola para a marca das expulsões - minimiza.

- Hoje lutamos, criamos, concluímos, mas não saiu o gol. Vejo que o trabalho foi bem feito e que tem tudo para melhorar no ano que vem - reforça André Lima.

O Grêmio ainda não encerrou a temporada. De folga até quarta-feira, o grupo ainda tem a inauguração da Arena, dia 8 de dezembro, em amistoso contra o Hamburgo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet