Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Olimpíadas Escolares

Sem perder um set, Minas Gerais conquista o ouro no torneio feminino de vôlei

Confirmando o favoritismo, as mineiras do INEI COC, de Uberlândia, conquistaram o título do torneio feminino de vôlei da Terceira Divisão das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, ao derrotar a equipe do Colégio Coração de Jesus, de Cuiabá, por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/14 e 25/19. O time de Minas Gerais termina sua participação no maior evento esportivo estudantil do país sem perder nenhum set. Antes da final, foram apenas 39 pontos sofridos, em três partidas.


A equipe mineira é fruto de uma parceria entre a escola e o time do Praia Clube/Banana Boat, que disputa a Superliga Feminina. As atletas ganham bolsas de estudo na instituição e podem vir a compor o elenco da equipe mineira no futuro. Com a criação do time juvenil, algumas atletas campeãs em Cuiabá serão aproveitadas, em 2013.

Uma das possíveis selecionadas é Nathalia Caixeta, oposto de 17 anos, um dos destaques da equipe. Com 1,80m de altura, a mineira de Uberlândia começou no vôlei por incentivo da mãe, que praticava o esporte, mas não conseguiu se profissionalizar. A aluna do terceiro ano, que pretende fazer Engenharia de Produção, no início, queria mesmo era saber de outro esporte, mas um intercâmbio acabou mudando totalmente seu ponto de vista, e hoje ela é apaixonada pelo vôlei.

"Eu queria mesmo era o handebol, mas o vôlei era o sonho da minha mãe. No início, não gostava muito, mas em setembro de 2011, fui para um intercâmbio no Canadá, na escola Westville, em Vancouver. Lá, eles queriam montar um time para participar das competições regionais. Me candidatei, e no meu primeiro treino, elas ficaram impressionadas, pois a diferença técnica era muito grande. Acabamos sendo campeãs regionais e o vôlei foi fundamental na minha adaptação, pois me possibilitou fazer muitas amizades. Voltei com outra visão e hoje não me vejo fazendo outra coisa", declarou Nathalia, que é fã de Sheila, que joga na mesma posição que ela.

Para a treinadora Mirtes França do Espírito Santo, a decisão foi o jogo mais disputado da equipe durante as Olimpíadas Escolares. A equipe, que chegou a ganhar um set por 25 a 0, na primeira fase, reconheceu o bom adversário da decisão.

"As meninas de Cuiabá endureceram bastante o jogo. Com certeza, foram as adversárias mais fortes que enfrentamos aqui. Foi a melhor partida que disputamos na competição, mas sabemos que no ano que vem, na Segunda Divisão, o nível será bem maior", declarou a treinadora.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet