Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Olimpíadas Escolares

Decisiva, goleira defende três pênaltis e título feminino do futsal fica com Santa Catarina

Em partida tira-teima, as catarinenses da Escola Alberto Bauer, de Jaraguá do Sul, conquistaram o ouro do torneio de futsal da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, etapa de 15 a 17 anos. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, elas venceram as paraibanas do Instituto Augusto dos Anjos, da cidade de Bayeux, por 3 a 1 nos pênaltis, em partida realizada no ginásio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) nesta terça-feira, dia 4. Com o título, a equipe de Jaraguá do Sul segue a tradição de campeões da cidade, que, com craques como Falcão, Lenísio e Manoel Topias, entre tantos outros, já conquistou a Liga Nacional diversas vezes.


Coincidência, ou não, essas duas equipes abriram a fase de grupos da competição com o mesmo empate em 1 a 1 e desempate nos pênaltis, uma vez que o regulamento do torneio não permite a manutenção de resultados iguais. Naquela partida, o time da Paraíba havia vencido pelo mesmo placar de 3 a 1. Já na decisão do título, atenção e sorte estavam com Santa Catarina, mais precisamente com a goleira Ana Carolina dos Reis, que defendeu três penalidades seguidas no desempate.

“A gente analisou o time paraibano. Como elas vinham de algumas decisões por pênaltis, estudei a forma de cada uma bater na bola, o movimento do corpo. Esses detalhes podem fazer a diferença numa decisão. Graças a Deus e também com sorte, conseguimos vencer a partida”, disse a goleira, de 16 anos. Ao final do jogo, muito choro e banho de água para comemorar o inédito título.

O primeiro gol da partida só saiu aos 10 minutos do segundo tempo. Em arrancada pela lateral esquerda, a fixo Claudiane da Silva, do Instituto Augusto dos Anjos, saiu do campo de defesa, driblou três jogadoras da Escola Alberto Bauer e acertou o ângulo: um gol de placa. A desvantagem fez o técnico catarinense mudar a postura de jogo da equipe, quando passou a utilizar uma goleira-linha.

Com uma jogadora a mais na armação das jogadas, o time de Santa Catarina ampliou a posse de bola e as investidas no ataque. A pouco mais de um minuto do final, a mudança tática deu resultado. Após cruzamento rasteiro da linha de fundo, Jéssyca Monteiro se infiltrou entre duas defensoras paraibanas e marcou o gol de empate. Na decisão por pênaltis, o 3 a 1 garantiu o ouro para a Escola Alberto Bauer.

A força de vontade das duas equipes foi reconhecida pelos treinadores. Com a medalha no peito, ambos valorizaram o esforço das garotas. “O mérito é todo delas, que conseguiram dar a volta por cima, cresceram na competição e conquistaram o título das Olimpíadas Escolares”, disse o técnico catarinense Vítor Santos. “Esse é o time da superação. Eu tenho muito orgulho de todas elas”, falou o treinador paraibano Ednaldo Nascimento.

Com os resultados, tanto Jaraguá do Sul (SC) quanto Bayeux (PB), cidades onde as meninas estudam, podem receber as atletas com festa. Quem também pode comemorar é Brasília. A Escola Nossa Senhora de Fátima, do Distrito Federal, conquistou o bronze com vitória sobre a Escola Madre Celeste, de Belém do Pará, por 3 a 1 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet