Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

'Sem chances de voltar à Fórmula 1 em breve', admite resignado Kubica

Quase dois anos depois de quase perder a vida em um grave acidente de rali na Itália em fevereiro de 2011, Robert Kubica está ansioso em voltar definitivamente para o automobilismo. O piloto de 28 anos – que disputou provas de rali de forma esporádica em 2012 - faz planos para voltar a competir regularmente nos próximos anos. Entretanto, em razão das sequelas que afetaram o movimento de seu braço direito, o polonês descarta, pelo menos no momento, seu retorno à Fórmula 1.


- Se eu puder mover meu braço novamente, há uma chance de retornar. Mas até isso acontecer, temos que ver.

Não há chance de voltar à Fórmula 1 em breve. Se fosse questão de força, seria resolvido com musculação. O grande problema é a mobilidade do cotovelo e do punho. Ainda é difícil mover meu braço direito. Fiz várias operações para isso evoluir, mas não houve nenhuma melhoria espetacular – revelou ao site “AutoWeek”.

Kubica competiu de 2006 a 2010 na F-1 nas equipes BMW e Lotus. Ao todo, foram 76 corridas, 12 pódios, uma pole, no Bahrein em 2008 e a tão sonhada vitória, no GP do Canadá, naquele mesmo ano. Ele não esconde a tristeza por não ter condições de retornar à categoria máxima do esporte a motor.

- Eu sinto saudade de correr. Esse é meu grande problema. Quando estou andando de rali ou testanto, não penso muito nisso. Mas quando estou em casa após uma corrida de F-1, penso que estou vivendo uma vida chata e monótona – admitiu.

Com a impossibilidade de competir em monopostos, Kubica dirige suas atenções para outras categorias. E é justamente o rali que pode ser o seu destino. Ele conversa com a Citroen sobre a possibilidade de disputar o Mundial de Rali, mas acredita que teria mais sucesso em campeonatos de turismo, em razão da experiência adquirida na carreira.

- Tomarei uma decisão muito em breve. Meu nome ainda representa alguma coisa. Então será relativamente fácil encontrar um lugar em carros de turismo ou corridas de endurance. Se eu for por esse caminho, posso esperar bons resultados. Tenho 20 anos de experiência em circuitos. Mas seu escolher o rali, a história será diferente. Em termos de experiência, praticamente não sou ninguém. Precisaria de dois ou três anos para aprender e alcançar o nível mais alto.

Nos últimos meses, o piloto polonês disputou algumas provas de rali, obtendo, por um lado, resultados estimulantes e, por outro lado, sofrendo acidentes preocupantes. Em setembro, a bordo de um Subaru Impreza, Kubica reestreou com vitória no Rali Ronde Gomitolo di Lana. Porém, menos de uma semana depois, bateu na etapa de San Martino di Castrozza – ambas as provas na Itália. Em novembro, com um Citroen C4, triunfou no Rali di Como (Itália), mas, dias depois, bateu forte numa árvore e viu seu carro em chamas na estrada no Rali du Var (França).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet