Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Atletas mato-grossenses dobram o número de medalhas

Os estudantes de Mato Grosso mais do que dobraram o número de medalhas nas Olimpíadas Escolares (OEs), Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos, em relação às OEs 2011 realizada em Curitiba. Ao todo foram 16 pódios, contra sete do ano anterior, o que representa um aumento de 128%. Do total foram cinco de ouro, três de prata e oito de bronze.


O grande destaque foi o atletismo que conquistou 11 medalhas, sendo quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes, um aumento de 120%, em relação às sete conquistas do ano anterior. O judô também se destacou com a obtenção de duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze, fato que não ocorreu em Curitiba.

Nas modalidades coletivas, Mato Grosso aumentou uma medalha no total. Foram três, sendo ouro, prata e bronze, ante duas: ouro e prata, em 2011. Este ano o Estado foi campeão no handebol masculino, vice no futsal feminino e terceiro no basquete feminino. No ano anterior, o handebol também obteve o primeiro lugar e o basquete masculino ficou com a prata.

Para o chefe da delegação de Mato Grosso, Allan Kardec Benitez, o aumento de medalhas conquistadas deve-se ao maior investimento do Estado nos jogos Estaduais Escolares, bem como maior participação das Escolas. “A Secretaria de Estado de Educação possui uma equipe que cuida diretamente da organização dos jogos estudantis, em parceria com Secretaria de Estado de Esportes. A cada ano aumenta a participação das Escolas nesse evento, que é classificatório para as Olimpíadas” contou.

Conquistas

Mais do que medalhas as OEs 2012 reveleram histórias de estudantes, que conquistaram vitórias dentro e fora dos espaços esportivos. Esse é o caso das estudantes do Instituto Várzea-grandense de Ensino (IVE), vice-campeãs do futsal nas OEs 2012, Samantha Campos Oliveira e Luana Batista da Cruz, ambas de 15 anos.

Moradoras da periferia de Várzea Grande, elas participaram pela primeira vez de uma Olimpíada Escolar e segundo o técnico Gilson de Freitas, antes do evento estavam muito ansiosas porque seria a primeira vez que se hospedariam em um hotel. “Elas são meninas de famílias humildes, sem condições financeiras e se não fosse as OEs tão cedo teriam a oportunidade de entrarem em um hotel desse nível”, disse.

Felizes ao lado das colegas puderam competir, conquistar a prata, classificar Mato Grosso para a primeira divisão (elite do futsal da OEs) em 2013 e ainda curtir a piscina do hotel, que serviu como concentração da delegação de Mato Grosso durante as Olimpíadas. “Tudo isso está sendo um sonho e graças ao futsal, que nos proporcionou a bolsa para estudar numa boa Escola e ainda podermos competir nesse grande evento”, finalizaram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet