Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Massa diz que "guerra" entre Fota e FIA é um pesadelo para os pilotos

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, classificou a disputa entre a Fota (Associação das Equipes) e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por causa da implantação de um teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) na próxima temporada da F-1 como uma "guerra" que virou "um pesadelo".


No domingo, antes do GP da Turquia, representantes das equipes que formam a Fota se reuniram com os pilotos para dar explicações sobre a situação.

"Nós, como pilotos, quereremos correr pelos melhores times do mundo e contra os melhores adversários. Se fizermos o que o senhor [Max] Mosley [presidente da FIA] quer, não teremos isso. Estaremos em outro nível, muito mais baixo. É por isso que estamos apoiando a Fota. Essa guerra é um pesadelo e queremos saber o que está acontecendo pois queremos dar nossas opiniões", falou Massa.

Oito das dez equipes atuais da categoria --as exceções foram Force India e Williams-- fizeram suas inscrições para a próxima temporada de forma condicional. Os times ainda tentam derrubar a regra do teto, que prevê regulamentos diferentes, com vantagens técnicas para os que adotarem o limite orçamentário.

Outras dez escuderias que não correm atualmente fizeram suas inscrições, mas apenas 13 times deverão compor o grid em 2010. A FIA divulgará as 13 participantes na próxima sexta-feira.

Reunião

Durante os 30 minutos de reunião, a pauta foi o futuro da categoria e, consequentemente, o das carreiras dos pilotos. O pedido de realizar o encontro partiu dos próprios pilotos, no GP de Mônaco, há duas semanas.

Insatisfeitas, as equipes ameaçam abandonar a categoria e estudam criar um campeonato paralelo, ideia que tem apoio dos pilotos.

"Nós, que somos os melhores pilotos do mundo, queremos correr na melhor categoria do mundo e com as melhores equipes do mundo. E parece que não é isso que vai acontecer. E, se for isso mesmo, a gente perderá o interesse pela F-1, porque ela ficará parecida com uma GP2", disse Felipe Massa.

Diretor da GPDA, a associação dos pilotos da categoria, o australiano Mark Webber disse que o resultado da reunião foi o apoio deles à posição dos times na disputa com Max Mosley, presidente da FIA.

"Todos os pilotos da Fota ficarão com os times da Fota no futuro", disse, deixando claro que o dirigente está cada vez mais isolado na queda de braço. "Esperamos que eles encontrem uma solução para termos um belo campeonato em 2010. Estamos confiantes."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet