Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Em balanço do ano, Valcke celebra integração com o governo após crise

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, publicou nesta sexta-feira no site da entidade um balanço sobre a organização da Copa do Mundo e da Copa das Confederações e comemorou a "maior integração com o governo" brasileiro em 2012. Vale lembrar que a relação ficou complicada após o francês ter pedido em março um "chute no traseiro" do país por causa de atrasos.


No texto, Valcke diz que a "organização dos torneios no Brasil assumiu o caráter de um grande empreendimento coletivo" e que todas as sedes da Copa das Confederações "estão progredindo a toda velocidade para cumprir o prazo final (15 de abril de 2013)".

O francês disse ainda que mais de 440 mil pessoas procuraram ingressos para o torneio de 2013 até agora, um recorde para a competição. Sobre a Copa de 2014, Valcke revelou que o cartaz oficial do Mundial será lançado no dia 28 de janeiro, quando a Fifa fará um evento para marcar os 500 dias para o início da competição.

Confira a carta de Valcke na íntegra:

Prezados amigos do futebol,

Agora que estamos nos aproximando do fim de 2012, posso afirmar com toda a convicção que este foi um ano árduo e repleto de desafios, mas também muito produtivo, haja vista as diversas e importantes conquistas alcançadas no caminho para 2014, a partir de uma maior integração com o governo. A preparação para qualquer evento esportivo de grande porte é uma questão de enorme interesse, não apenas no país anfitrião como em todo o mundo, e é extremamente animador constatar que a organização dos torneios no Brasil assumiu o caráter de um grande empreendimento coletivo.

Este mês, foi ótimo ver a abertura dos dois primeiros estádios, em Fortaleza e Belo Horizonte, e também os grandes avanços nas outras quatro sedes da Copa das Confederações da FIFA, que agora estão progredindo a toda velocidade para cumprir o prazo final (15 de abril de 2013) e receber os primeiros eventos-teste. A esta altura, cada hora é fundamental. A fase final e decisiva já começou, não apenas para as cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA, como para todas aquelas envolvidas na Copa do Mundo da FIFA. O prazo de conclusão dos seis estádios não incluídos no "Festival dos Campeões" é dezembro de 2013, mas tenho certeza de que faremos a Copa do Mundo da FIFA 2014 com todas as 12 arenas previstas, refletindo a bela diversidade e a rica cultura que o Brasil tem a oferecer.

Durante nossa última visita, pudemos sentir realmente o clima de expectativa em torno da Copa das Confederações da FIFA. Para muitos, a competição não passa de um aperitivo para o "prato principal", mas o recorde registrado no início da venda de ingressos é uma prova da qualidade das seleções participantes e do entusiasmo da torcida no Brasil e no exterior em relação ao torneio. Na atual etapa de solicitação de bilhetes, foram recebidos até o momento mais de 310 mil pedidos, que se vêm somar às 130 mil entradas comercializadas na fase de pré-venda. Esses números não têm precedentes na história da Copa das Confederações da FIFA. Até 15 de janeiro, os torcedores terão a chance de solicitar ingressos pelo FIFA.com para ver de perto os craques de Brasil, Itália, Japão, México, Espanha, Uruguai, Taiti e do campeão africano em um dos seis belos estádios do torneio. Não tenho a menor dúvida de que a atmosfera será fantástica em cada uma das arenas.

Enquanto o país anfitrião prepara o cenário da festa, a corrida pelas 31 cobiçadas vagas na Copa do Mundo da FIFA 2014 começa a entrar em sua reta final em todos os continentes. A primeira seleção a se juntar ao Brasil provavelmente será conhecida em março, na Ásia. Definidos todos os países participantes, o processo de classificação culminará no sorteio final, programado para 6 de dezembro de 2013. Nesse dia, o planeta bola estará com os olhos voltados para a Costa do Sauípe, na Bahia. O sorteio dos grupos é um evento em si, com uma audiência de centenas de milhões de telespectadores no mundo inteiro, número equivalente ao de uma partida da Copa do Mundo da FIFA.

Em 27 de janeiro, estarei de volta ao Brasil para assistir pessoalmente ao jogo inaugural do Estádio Castelão, em Fortaleza. No dia seguinte, celebraremos em Brasília o início da contagem regressiva de 500 dias para a Copa do Mundo da FIFA. Nessa ocasião, revelaremos o último símbolo visual da competição, o cartaz oficial da Copa do Mundo da FIFA.

Por fim, gostaria de desejar a todos muita alegria e tranquilidade neste período de festas. Podemos esperar um fantástico festival de futebol em junho de 2013, com estádios lotados e uma atmosfera maravilhosa, com o Brasil recebendo em suas terras os campeões de cada continente. Espero que muitos de vocês possam me fazer companhia nessa celebração.

Boas festas e até logo,

Jérôme Valcke
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet