Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Com pés no chão, Tite evita pressão sobre Zizao: 'Não criem expectativas'

Zizao surpreendeu em sua estreia como titular do Corinthians, fez algumas boas jogadas e construiu todo o lance do gol alvinegro no empate por 1 a 1 com o Paulista, domingo passado. Contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu, o chinês vai começar jogando mais uma vez, mas o técnico Tite faz questão de tirar qualquer expectativa em relação ao futebol do atacante.


O comandante se animou com a boa atuação do chinês na estreia, mas vê um desafio pela frente: conter a euforia vinda das arquibancadas e não queimar etapas com Zizao, que está no Timão há quase um ano, mas só agora se vê em condições de ajudar a equipe. Para o atacante poder colaborar mais uma vez, Tite pede que não se crie pressão sobre o novo xodó da torcida corintiana.

– Tomara que ele não entenda muito bem o português (risos). Que a gente não crie expectativa e uma cobrança excessiva sobre ele. Que a torcida continue com essa confiança, esse pensamento legal, esse carinho, pois o desempenho fica melhor com o apoio do torcedor. Mas sem uma expectativa em excesso, é o que peço – alertou Tite.

Sem entender tanto os elogios de torcedores, Zizao tem mantido a conduta do início da temporada. Tímido e de poucas palavras em português, o atacante viu o assédio aumentar, mas sempre procurou ficar mais reservado. Na terça-feira, por exemplo, ficou até sem jeito quando foi abordado por jogadores de futsal do Timão, que queriam tirar fotos com o chinês.
Não posso ser bonzinho. Se eu desse chance antes, estaria prejudicando o atleta (Zizao)"
Tite, técnico
do Corinthians

Apesar de pedir cautela com o atacante, Tite reconheceu que Zizao cresceu muito no período em que apenas treinava no CT Joaquim Grava, sem chance alguma de ser relacionado para os jogos. Mais preparado, mas com clara ingenuidade em alguns momentos – em divididas com adversários, por exemplo – o chinês teve sua evolução elogiada pelo comandante. Sem contar o carisma que cativou a torcida.

– Sempre existe um atleta que cativa mais, e com ele é assim. O cara veio da China para o Brasil, teoricamente o melhor futebol do mundo. Trabalhou, esperou seu momento, passou um tempo comendo a massa, machucou duas vezes, operou... Passou por todos esses desafios e atraiu o carinho do torcedor. Mas não posso ser bonzinho. Se eu desse chance antes, estaria prejudicando o atleta. Dei a oportunidade quando estava preparado – ressaltou Tite.

Zizao deve ser titular do Corinthians por mais duas rodadas, já que os jogadores mais experientes e campeões do Mundial de Clubes no Japão devem voltar ao time na próxima quarta-feira, contra o Mogi Mirim. Tite quer ter o elenco todo à disposição cinco jogos antes do início da Taça Libertadores – a estreia na competição internacional é dia 20 de fevereiro, contra o San José, da Bolívia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet