Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Após inscrição, US F1 diz que já tem candidatos a pilotos para 2010

Confirmada como uma das três novas equipes para ao Mundial-2010 da F-1, a escuderia norte-americana US F1 revelou que já tem uma pré-lista de pilotos candidatos para pilotar seu primeiro carro construído para a categoria, que irá à pista no próximo ano.


A US F1 entrará no campeonato ao lado das também novatas Campos e Manor. Todas usarão motor Cosworth e adotarão o teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 127 milhões), previsto para 2010 e criticado pelas equipes atuais da F-1, que ainda tentam vetá-lo.

Peter Windsor, sócio da US F1 e ex-integrante da Williams, indicou que a equipe dará preferência a pilotos dos Estados Unidos. "Já temos uma pequena lista de pilotos, e tivemos nossa primeira semana de avaliação de jovens americanos. Tomaremos logo a decisão", disse Windsor.

A US F1, que já planejava entrar na categoria mesmo antes da FIA anunciar o teto orçamentário, chegou a sondar Danica Patrick, primeira mulher a vencer uma prova na F-Indy, para correr pela equipe.

O brasileiro Rubens Barrichello foi apontado pelo próprio Windsor, em fevereiro, como candidato a uma vaga. Na época, o piloto ainda não havia sido confirmado na Brawn GP e foi citado pelo dirigente por conta de sua experiência na categoria.

O sócio de Peter Windsor na US F1 é o engenheiro Ken Anderson, que trabalhou nas antigas equipes de F-1 Ligier e Onyx.

Campos

O espanhol Adrián Campos, ex-piloto da Minardi na F-1 e chefe da equipe Campos, comemorou o "dia muito especial" e declarou que a meta da equipe é ficar entre as dez primeiras colocadas.

"Não estou pensando em ganhar corridas, e sim ficar no top ten para gerar lucro. Agora é hora de trabalhar duro e pensar nesse prêmio que recebemos", disse Campos.

No ano passado, a equipe espanhola correu na GP2 e contou com o brasileiro Lucas di Grassi, que também busca uma escuderia para entrar na F-1.

Manor

A Manor, novidade na lista de inscritas --ela não havia divulgado sua intenção de entrar na F-1--, é comandada pelo ex-piloto John Booth e se juntou à empresa Wirth Research, de Nick Wirth, ex-chefe da equipe Simtek na F-1 e ex-integrante de March e Benetton, para chegar à categoria.

A Manor, que atualmente está na F-3 europeia, disse não se preocupar com um eventual aumento do teto orçamentário. "Se o custo subir, ainda estaremos dentro dos nossos parâmetros", falou Booth à revista "Autosport".

O dirigente, que disse ainda estar cedo para falar sobre pilotos, declarou que o design do carro já está "praticamente finalizado". "Nossa intenção é colocar o carro na pista em janeiro, com motor Cosworth. Queremos ser independentes de montadoras para não sermos usados como peça política", comentou Booth.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet