Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Três avenidas do Centro de Manaus serão interditadas para Ciclofaixa

Eu sempre acompanhei as lutas do secretário municipal de esportes, Fabrício Lima e da secretária estadual, Alessandra Campêlo, em buscar mais segurança à prática do esporte, em Manaus e no Amazonas. Então, logo quando eu assumi o Detran conversei com as duas secretarias para que pudéssemos fazer uma ação conjunta. E o nosso primeiro projeto piloto vai ser justamente uma ciclofaixa para bicicletas na avenida Getúlio Vargas, pela manhã, com toda a segurança necessária para as famílias levarem seus filhos para passear e, principalmente, para conhecer o centro histórico da nossa capital, pois durante a semana a gente vê muitos carros movimentando está área (centro) e no fim de semana não existe nada que possa movimentá-la. É por este motivo que resolvemos fazer o projeto funcionar, já a partir do próximo dia 17 – explicou o diretor presidente do Detran, Leonel Feitoza.


A ideia, segundo Feitoza, é que a ação também contemple outras zonas geográficas da capital amazonense.

- Dependendo do desfecho positivo do projeto piloto, iremos expandi-lo para as demais zonas de Manaus, como a Avenida das Torres, na Zona Norte, e outras localidades da cidade para que as pessoas possam ter uma opção para pedalar com segurança. Serão mais o menos 2 km, de início. Porém, nossa meta é fazer tipo um circulo no centro da cidade como forma de consolidar a ciclofaixa em nosso meio e que nossos pontos históricos sejam valorizados e conhecidos pela população amazonense – pontuou Feitoza.

Experiência

Quinto lugar na Corrida Ciclística Henrique Archer Pinto de 2010, o paraense Daelson Silva dos Santos, de 27 anos, aprovou o propósito da ação conjunta. Segundo ele, a proposta de se promover a intensa prática do ciclismo no Amazonas é uma continuação da modalidade que já deu certo em outras praças do Brasil.

- É uma boa iniciativa, pois o ciclismo é muito vulnerável. Eu já pratico a modalidade desde os meus 19 anos pelo país e observo que a prática não tem o mesmo espaço e direito que tem o automóvel. E o pedalar é uma forma de esporte saudável e de integração cidadã. Isso já é louvável em São Paulo. E espero que aqui também seja do mesmo jeito – projetou o atleta.

Outro que compartilhou a mesma linha de raciocínio do esportista foi o coordenador do projeto Pedala Manaus, Ricardo Romero. Para ele, além de haver uma preocupação no desenvolvimento da prática do ciclismo na vida do amazonense, outros fatores como o de segurança devem ser levados em consideração para que o projeto tenha completo êxito.

O que será feito é uma área exclusiva para bicicletas. Uma área que terá uma atenção especial dos órgãos que estão implementando isso. Então, eu espero que haja um trabalho bem coordenado, bem feito. E sempre atentando para as questões importantes que são a segurança, a ordem dentro desta infraestrutura, pois não adianta ter a faixa apenas por ter, mas sim tem que haver toda uma responsabilidade sobre o que se está consolidando – delineou.

Ação conjunta

Para esta primeira ciclofaixa, o trajeto de 2 km será sinalizado com cones, além de contar com a presença de funcionários do Detran, Manaustrans e das secretarias estadual e municipal de esportes para orientar ciclistas, motoristas e pedestres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet