Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Primeira parte da cobertura chega ao Beira-Rio e será instalada na quarta

O sonho dos colorados, enfim, começa a tomar forma. Após quase 44 anos, o Beira-Rio terá uma cobertura em todo o estádio. E a primeira parte já está na casa do Inter.


O primeiro módulo da membrana que envolverá o estádio - de um total de 65 gomos ou folhas -, que estava previsto para ser instalado inicialmente em fevereiro, está no pátio do complexo. A nova intenção é de começar a implantar a estrutura nesta quarta-feira, conforme a assessoria de imprensa da Andrade Gutierrez, construtora responsável pela obra.

Inter e Sulmeta Construções, empresa contratada para a fabricação da estrutura que formará o esqueleto da cobertura metálica, acertaram os últimos detalhes da primeira folha.

- Estamos montando o primeiro módulo – disse Fernando Balvedi, arquiteto da Hype, agência envolvida na concepção do projeto de reforma do Beira-Rio.

O diretor de patrimônio do Inter, Hélio Giaretta, entende que o primeiro gomo era o setor mais delicado. Até por isso a necessidade de corrigir todos os detalhes. Como a produção é em série, os outros serão apenas reproduzidos.

- A primeira peça é a mais importante. Fizemos os ajustes. As outras serão copiadas. Será realizada uma produção em série.

A imponência da obra se formará a partir da chamada membrana PTFE (politetrafluoretileno), tecido preso à cobertura. Fabricada pela Hightex, mesma empresa alemã responsável pela Allianz Arena, é capaz de fazer efeitos de iluminação.

Cada módulo dos 65 gomos da estrutura terá 30 metros de altura e 50 metros de profundidade. Ele terá durabilidade de 30 anos e resiste a temperaturas entre - 230° C a 260° C. A membrana que a reveste tem uma característica autolimpante, e a chuva é suficiente para lavá-la. Graças à cobertura, o estádio aumentará de tamanho em 14 metros (deixará de ter 24 metros e passará a 38 metros). Dois telões de alta definição de LED serão sustentados pela cobertura metálica.

A principal atração do estádio será uma das poucas partes que não estará finalizada em setembro, quando está previsto para o Inter voltar a jogar no Beira-Rio. A cobertura agora protegerá todos os colorados que estiverem presentes no estádio. Até o ano passado, os únicos que ficavam eram os que ficavam embaixo da arquibancada inferior e no "boné", que apresentava os dizeres "a maior torcida do Rio Grande".

O Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Para as partidas do torneio, a capacidade total do estádio será de 51, 3 mil lugares.

O estádio contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período), 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o Beira-Rio.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet