Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Blatter confirma 'Olho de Falcão' em linha de gol nas Confederações

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta terça-feira a implantação da tecnologia Hawkeye (olho de falcão, em inglês) na linha de gol durante a disputa da Copa das Confederações deste ano e no Mundial de 2014, ambos no Brasil. O sistema escolhido, que já é utilizado em jogos de tênis, venceu uma concorrência com outras empresas, aberta pela própria entidade máxima do futebol para saber qual iria atender melhor os requisitos técnicos da competição.


- Posso confirmar que haverá o sistema “Olho de Falcão” de tecnologia de linha de gol na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. Os testes foram positivos, e o sistema será implantado. Os avanços tecnológicos permitem isso, como poderemos comprovar dentro de três meses na Copa das Confederações – afirmou Blatter, em entrevista ao jornal espanhol "As".

De quebra, o presidente da Fifa aproveitou para criticar Michel Platini, mandatário da Uefa, que é contra tal tecnologia. Além disso, Blatter condenou a utilização de árbitros de linha de fundo, algo defendido pelo ex-jogador francês.

- O único que não quer a implantação é o Platini, não é a Uefa. As federações, as ligas, os árbitros, os jogadores...Todos querem. Para começar, estes árbitros não servem para ser juízes de linha de gol, porque o olho humano não é tão rápido. Que ajuda dão os árbitros de linha? No momento, eles só atuam nas competições da Uefa e na liga da Itália – disparou Blatter.

Além dos avanços tecnológicos no futebol, o dirigente falou também de um problema mais antigo no esporte: o racismo. Blatter voltou a defender o rebaixamento de clubes cujos torcedores pratiquem atos discriminatórios. Para ele, somente com decisões radicais será possível acabar com a questão.

- Este problema não pode ser resolvido sem soluções radicais. As sanções monetárias não funcionam, então tem de aplicar castigos como perda de pontos, rebaixamento ou proibição para participar de qualquer torneio da Fifa e suas federações. Mas, atenção: serão sanções universais. Serão as mesmas em qualquer lugar do mundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet