Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

'bom moço'

De queridinho a 'ovelha negra', Vettel arranha imagem de bom moço da F-1

Vindo de alguém com tamanha fama de "bom moço" como Sebastian Vettel, não é de se estranhar que uma atitude polêmica como a do GP da Malásia...

Vindo de alguém com tamanha fama de "bom moço" como Sebastian Vettel, não é de se estranhar que uma atitude polêmica como a do GP da Malásia ganhasse tamanha repercussão ao redor do mundo. Pilotos, ex-pilotos, comentaristas e dirigentes seguem dando suas opiniões sobre a atitude do jovem alemão de desobedecer as ordens da RBR, ultrapassar o companheiro Mark Webber e vencer a prova, e a maioria o coloca contra a parede. A equipe havia pedido para seus pilotos reduzirem os giros do motor e manter as posições para poupar equipamento e pneus. Uma vitória que não lhe rendeu parabéns, nem tapinhas nas costas. Pelo contrário, um puxão de orelha do time, a raiva do companheiro e críticas ao redor todo o mundo. Após a corrida, o piloto disse que se sentia a “ovelha negra” e pediu desculpas. É verdade que também lhe rendeu novos admiradores, que exaltaram a subversão, a fuga das regras, o espírito de vencer acima de tudo.


Uma “malandragem” que surpreendeu muita gente. Na jornada para se tornar o tricampeão mais jovem, o alemão também construiu uma imagem diferente. De “mocinho”, de “queridinho da RBR”, do “campeão politicamente correto”. Imagem essa que contrasta com o estilo “bad boy” de alguns de seus principais rivais como Fernando Alonso e Lewis Hamilton, e difere também de outros campeões, que buscavam a vitória a qualquer custo, como Ayrton Senna e Michael Schumacher. Imagem essa que sofreu um arranhão no domingo passado.

Ainda é cedo para concluir se a imagem do piloto ficará manchada para sempre. Mas uma coisa é certa. O até então “mocinho” Sebastian Vettel nunca mais será visto com os mesmos olhos pelo mundo da Fórmula 1.

Confira diversas opiniões sobre o episódio:

Gerhard Berger, ex-piloto de Fórmula 1

"Para se vencer três campeonatos mundiais, você precisa ser muito egoísta. Esses garotos possuem um grande “instinto assassino”. Eles não conseguem seguir seus cérebros e fazem somente o que seus instintos mandam. Isso é parte do sucesso de Vettel e ninguém - nem companheiro, nem chefe – mudará isso"

John Watson, ex-piloto de Fórmula 1

"É irrelevante multá-lo e impossível pegar seus pontos e dar para Webber. O único jeito de coloca-lo na linha novamente é dizer “você ficará fora por uma corrida”. Sei que se outros pilotos em outras equipes desobedecem uma ordem, eles seriam suspensos ou até demitidos. Se Horrner (chefe da RBR) não reafirmar sua autoridade, sua posição na equipe não é exatamente a que está destinada a ser"

Jacques Villeneuve, ex-piloto, campeão mundial de 1997

"Seu comportamento foi estúpido. Tanta energia negativa não ajuda o time. Se ele precisar de ajuda de Mark, não terá certeza que vai receber. A equipe te dá um contrato, paga seu salário e você tem que fazer o que eles querem que você faça. Ignorar as ordens é simplesmente errado. O maior exemplo é meu pai e Pironi. Olhe só os problemas que isso tudo causou."


Jenson Button, piloto da McLaren

"Acho que isso vai doer em Sebastian a longo prazo. Nós todos queremos ganhar, mas a RBR tem que chamar a responsabilidade. Em vários momentos, ordens da equipe funcionaram a seu favor. Isso pode ser um problema. Mesmo que eles sentem e conversem, isso não vai mudar o resultado. O que aconteceu ficará em suas mentes, não irá embora. Ao invés de se preocuparem com os outros caras do grid, eles dois se preocuparão com o que o companheiro de equipe irá fazer. Espero que isso nos ajude."

Fernando Alonso, piloto da Ferrari:

"É incrível! Porque sempre a RBR pareceu o time mais correto, o time que sempre fez tudo certo e nunca coisas erradas. Mas agora, apareceu um pouco da verdade. Isso não acontece na Ferrari. Nós somos a equipe mais unida. Eles dizem que são eles, mas dá para ver que não são."

Mark Webber, companheiro de Vettel:

"A equipe me disse para diminuir o motor e ir até o fim. Eu quero sempre correr, mas a equipe tomou uma decisão, que foi conversada antes da corrida. Poupar pneus, levar o carro até o fim. Mas Seb tomou suas próprias decisões e terá proteção. É assim que as coisas são. Muitas coisas se passaram na minha cabeça naquelas últimas 15 voltas do GP, por diferentes razões, não só dessa corrida, mas também do passado. Estarei na Austrália, com minha prancha de surfe. O telefone ficará fora do gancho"

Christian Horner, chefe da RBR

"Vettel colocou seu interesse acima da equipe. Ele estava concentrado nos pontos de diferença entre o segundo e o primeiro colocado, o que foi errado. O que aconteceu não pode mais se repetir. Ele se desculpou e discutiremos o assunto internamente. Fórmula 1 é um esporte individual e de equipe ao mesmo tempo, e as vezes há um conflito entre os desejos do piloto e da equipe. O que aconteceu na Malásia foi infeliz, mas não vamos fingir que isso não acontece em outras equipes. Se o Alonso ou Hamilton estivessem naquela situação, provavelmente teriam feito o mesmo. Se o Mark estivesse naquela posição, também teria feito o mesmo. Vamos parar de nos enganar achando que só o Vettel faria algo assim. Isso está no DNA de qualquer piloto que quer vencer."

Alan Webber, pai de Mark Webber

"Acho que a equipe não está muito feliz com Sebastian. No domingo, pelo pitlane, até pessoas da FIA vieram dizer que sentiram muito por Webber. Mark não perdeu nenhuma credibilidade, provavelmente Sebastian é quem perdeu muito."

Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1

"Se eu fosse o Vettel, tivesse ganhado três campeonatos para a equipe e alguém viesse no meu radio me dando instruções, eu, provavelmente, diria a mesma coisa que Kimi Raikkonen disse quando, pelo rádio, recebeu instruções na sua volta a F-1: “Eu sei o que estou fazendo”. Ele não é um perdedor, mas um vencedor."



Flavio Briatore, ex-empresário de Mark Webber

"Já havia problemas no ano passado. Como carro é muito competitivo, os caras querem permanecer, mas o GP da Malásia foi a prova de que ninguém é responsável pela RBR. Vettel é o chefe lá. E você não pode ter um chefe de equipe dirigindo o carro. Christian (Horner, chefe da RBR) nem sequer teve coragem para subir ao pódio. Ficaram apavorados com um piloto dando as ordens. O fato de Horner não ter ido ao pódio após uma ''dobradinha'' da equipe diz muito sobre sua fraqueza em relação aos outros diretores"

Reginaldo Leme, comentarista da TV Globo.com

"Não pensei que tão cedo eu viria a condenar uma atitude de um piloto que admiro tanto, seja do ponto de vista profissional como pessoal. Mas Vettel escorregou feio ao se deixar levar pelo conceito do “vencer a qualquer custo” que tantas vezes manchou a carreira até mesmo do seu ídolo Schumacher, o maior vencedor da história da Fórmula-1. Nunca defendi ordem de equipe a não ser em situações especiais, como uma decisão de título, mas a partir do momento em que os dois pilotos recebem uma determinação de diminuir o ritmo e um deles resolve, por conta própria, não cumprir, cabe chamar de trapaça. Vai além da deslealdade e desrespeito ao companheiro rival. É ganhar trapaceando. Aquele garoto alegre, que angariou a simpatia do mundo todo, parece ser mais um caso de ser humano que o poder transforma." Confira a análise completa no blog Sinal Verde, de Reginaldo Leme.

Rafael Lopes, do blog Voando Baixo

"Vettel agiu pelo instinto de campeão, que faz o piloto querer vencer a qualquer custo. Mas isso não torna a atitude do alemão correta. Muito pelo contrário. Foi de uma deslealdade e um desrespeito absurdos. Tricampeão, sempre foi o “bom moço”, tem aquele ar de cool que os jovens adoram. Será que o incidente foi suficiente para estragar toda a imagem que construiu até agora? Para mim, ainda é cedo para dizer. Vettel terá, a partir de agora, de provar que foi apenas uma escorregada. Não acho que só essa atitude tenha manchado sua imagem. O garoto legal, que troca de capacete a cada corrida, foi chamado de desleal por muita gente. Ele precisa tomar cuidado para que esse lapso não vire uma mancha indelével em sua carreira.". Confira a análise completa no blog

"Sem dúvida, o Vettel cometeu uma “trairagem”, uma desobediência à ordem da equipe. Mas eu estou absolutamente satisfeito. Um piloto de ponta, que tem peso, enfrentou a hipocrisia politicamente correta, de que o piloto sempre tem que seguir as orientações da equipe. Para mim, o Vettel está certo. No final, a Fórmula 1 é um espetáculo e depende de público"

Jornal alemão “Süddeutsche Zeitung”

"Agora terá que conviver com a imagem de um imprudente egoista que só se lembra da equipe quando está na frente"

Jornal francês “Liberation”

"Foi claramente enganado pela síndrome da criança mimada"

Paul Weaver, do jornal britânico “The Guardian”

“A grandeza de Vettel como piloto foi assegurada no ano passado quando se tornou o terceiro da história a ser tri consecutivamente. Mas no domingo, ao ignorar as ordens de seus empregadores, ele entrou também em outra lista. Nós podemos colocar Vettel como um dos pilotos mais cruelmente obstinados que já vimos no cacofônico circo, ao lado de Ayrton Senna e Michael Schumacher nesse respeito.”

Kevin Eason, do jornal britânico “The Times”

"A RBR foi incapaz de controlar o monstro que criou. Você espera que um jovem tão bem sucedido quanto Vettel aos 25 anos tenha uma espinha dorsal de aço. Mas ele se expôs tão cruel a ponto da imortalidade. Uma face de sua personalidade que desafia o lado “fofinho” e alegre do tricampeão mais jovem. Inevitavelmente, paralelos foram traçados com seu compatriota e amigo Schumacher, que a estrela atual não esconde que foi seu herói na infância"

Byron Young, do jornal britânico “The Daily Mirror”

"Ele seguiu totalmente o "livro" de seu ídolo Schumacher para dominar o mundo, cruel e moralmente repreensível. Traiu seu companheiro Webber, sua equipe RBR, o chefe Christian Horner, e o patrão Dietrich Mateschitz, que financia sua carreira desde os 13 anos"

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet