Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Defesa do Bota evolui em 2013 e se aproxima do equilíbrio com o ataque

No ano passado, o técnico Oswaldo de Oliveira cansou de falar sobre a necessidade de equilíbrio entre o sistema ofensivo e defensivo do Botafogo. Quando criticavam o ataque, ele rapidamente se apoiava na quantidade de gols marcados pelo time no Campeonato Brasileiro, em que teve a terceira melhor marca. Agora, ele pode repetir a estratégia ao falar de sua defesa.


Neste ano, o Botafogo sofreu apenas dez gols em 22 jogos, o que já seria uma marca importante. Na comparação com 2012, esse número ganha ainda mais relevância, já que o time, no mesmo período, havia sido vazado 18 vezes, disputando as mesmas competições (Campeonato Carioca e Copa do Brasil).

No Campeonato Brasileiro do ano passado, o Botafogo teve a sétima pior defesa, com 50 gols sofridos. O time foi melhor apenas do que os quatro rebaixados, Coritiba (13º colocado) e Náutico (12º).

O ataque, por exemplo, sofreu variação mínima. Em 2012, foram 47 gols nos primeiros 22 jogos. Neste ano, conseguiu um a mais, mantendo a média de mais de dois gols por jogo. No Campeonato Brasileiro, foram 60, com a terceira a melhor marca, atrás do campeão Fluminense (61) e do vice Atlético-MG (64).
Campanha do Botafogo nesta temporada tem seis vitórias a mais do que a do ano passado nos primeiros 22 jogos disputados. Em 2012, no entanto, time ostentava uma invencibilidade

Quando chegou a 22 jogos em 2012, o Botafogo ainda estava invicto na temporada, mas sofria com o excessivo número de empates (dez). Neste ano, foram 16 vitórias, cinco empates e uma derrota (1 a 0 para o Flamengo), que não interferiu na conquista do título do Campeonato Carioca.

No ano passado, a invencibilidade terminou justamente no primeiro jogo da final do Carioca, quando perdeu por 4 a 1 para o Fluminense. Na sequência, acabou eliminado da Copa do Brasil.

Em relação ao time titular do início de 2012, apenas o goleiro Jefferson, o lateral-direito Lucas e o volante Marcelo Mattos seguem neste ano. Fellype Gabriel entrou apenas na Taça Rio do ano passado, enquanto Dória e Gabriel eram reservas. Rafael Marques, Lodeiro e Seedorf chegaram apenas para a disputa do Campeonato Brasileiro. Bolívar e Julio Cesar foram contratados para esta temporada.

O Botafogo volta a treinar na tarde da segunda-feira depois de quatro dias de folga. O próximo jogo será apenas no dia 22, contra o CRB-AL, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet