Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Em busca de adaptação, Pato tem nova chance de se redimir


O atacante Alexandre Pato já disputou 30 partidas pelo Corinthians. Seu custo-benefício, porém, ainda divide opiniões. Defendido constantemente pelo técnico Tite e pelo presidente Mário Gobbi, o jogador, contratado do Milan, da Itália, por R$ 40 milhões, terá mais uma oportunidade como titular neste domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Atlético-PR, no estádio Durival de Britto. Outra chance de se redimir com a Fiel.

Até aqui, o histórico de Pato no Corinthians é de instabilidade. Autor dos dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, há duas semanas, o atacante foi vaiado na derrota por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no último domingo. O estilo do jogador parece não agradar a torcida. O próprio Tite já recomendou ao camisa 7 que seja mais combativo e o liberou para fazer mais faltas e tomar cartões amarelos.

Em Curitiba, Alexandre Pato jogará mais avançado. No esquema tático 4-2-3-1 adotado pelo Timão na maior parte da temporada, o atacante fará a função de Paolo Guerrero, vetado por cansaço, assim como Emerson Sheik. Ao contrário da posição em que jogou contra o Bahia, ele terá menos liberdade diante do Atlético-PR. Caracterizado pela velocidade, será referência dentro da área, teoricamente com menor capacidade de movimentação.

Na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, que deu o título da Recopa Sul-Americana ao Corinthians, um dos diferenciais do Alvinegro foi a capacidade de marcação do time como um todo. Guerrero era constantemente visto no meio-campo combatendo os volantes tricolores. Neste domingo, caberá a Alexandre Pato a missão de manter a forte marcação da equipe também no setor ofensivo.

No início da temporada, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, um dos principais responsáveis por monitorar a evolução de Pato no Corinthians, traçou como meta que ele disputasse mais de 43 partidas, seu recorde em uma única temporada, alcançando no Milan entre 2009 e 2010. A tendência é que o objetivo seja alcançado, mas o atacante ainda busca adaptação para voltar a ameaçar a vaga de Emerson Sheik entre os titulares.

O medo das 15 lesões sofridas na Itália foi embora. A primeira etapa de Pato no Timão envolveu até um detalhado exame genético comandado por dois médicos renomados no assunto. O resultado foi satisfatório, já que os testes mostraram que o atacante não tem qualquer predisposição a se machucar. Com os genes mapeados e os dados traçados, coube ao departamento médico do clube montar uma programação específica para ele retomar rapidamente seu ritmo.

Em entrevista recente, Pato disse que jogaria em qualquer posição para estar entre os titulares do Corinthians. O atacante tem rendido melhor no 4-4-2, esquema que será utilizado por Tite contra o Atlético-PR, quando terá a oportunidade de comprovar sua capacidade de adaptação no ataque. E de mostrar que pode ser tão “corintiano, maloqueiro e sofredor” como Emerson e Guerrero, plenamente identificados com a torcida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet