Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Tata Martino: 'Se Neymar e Messi não derem certo, a culpa será do técnico'

Tata Martino: 'Se Neymar e Messi não derem certo, a culpa será do técnico'
O Barcelona já tem oficialmente um novo treinador. Ex-Newell's Old Boys, o argentino Tata Martino assinou nesta sexta-feira um contrato válido por duas temporadas com o clube catalão e, após cumprir os protocolos de apresentação, deu suas primeiras declarações como técnico culé em uma concorrida entrevista coletiva. Pouco após dizer suas palavras iniciais, já foi perguntado sobre a parceria que promete ser a grande sensação na próxima temporada: Neymar e Messi. E ele assumiu a responsabilidade pelo sucesso da dupla.


- Trabalhei na América do Sul e é normal que não me conheçam. Busco me adaptar ao elenco e aos jogadores que tenho. Nem cogito pensar que Neymar e Messi não podem jogar juntos. Se eles não derem certo, vai ser uma falha do treinador - disse Martino, ao ser perguntado se Neymar e Messi poderiam atuar juntos.
Após desembarcar em Barcelona nesta quinta-feira, Tata Martino se reuniu com o diretor esportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta, na Cidade Esportiva. Nesta sexta, ele voltou a se encontrar com o dirigente catalão, além do presidente, Sandro Rosell, e do vice, Josep Bartomeu, para formalizar o vínculo e não escondeu uma certa surpresa pelo fato de ter sido escolhido para o cargo.
- Estar aqui é um privilégio. Há um ano não pensava que poderia estar aqui. A primeira coisa que devo fazer é manter esse espírito de seguir ganhando. Conseguindo isso, teremos muitos bons anos pela frente. A segunda coisa que devo fazer é me entrosar rapidamente com os jogadores para montar o time - completou o argentino.

Promessa de poucas mudanças
De Barcelona, ele segue para a Noruega, onde o elenco está reunido para o duelo deste sábado contra o Valerenga, em Oslo, no segundo amistoso desta pré-temporada da equipe espanhola. Lá, o treinador argentino terá o primeiro contato com Messi, considerado um dos responsáveis pela sua contratação. Mas Martino garante que não conhece o camisa 10.
- Tanto eu quanto Messi somos de Rosário. O Newell's é o nosso clube, mas eu não o conheço pessoalmente - garantiu o treinador, que afirmou ainda que não vai mudar a posição que o argentino vinha jogando na temporada passada, mais centralizado no ataque.
Tata, no entanto, ainda não poderá contar com os jogadores que disputaram a Copa das Confederações, como Xavi, Iniesta, Busquets, Piqué, Fàbregas, Valdes e Daniel Alves, além de Neymar, novo reforço da equipe culé. Eles tiveram as férias prolongadas e se reapresentarão apenas na semana que vem. A promessa é de poucas mudanças na equipe.
- Seguir jogando no 4-3-3? Minha intenção é jogar no mesmo esquema. É como os jogadores se sentem mais confortáveis. Fiz isso no Newell's e no Paraguai - completou Martino.

A escolha por Martino
Martino chega ao Barça para substituir Tito Vilanova, que teve sua saída oficializada há uma semana. O treinador, campeão espanhol na última temporada, deixou o cargo para tratar um câncer, e Zubizarreta afirmou que o Barcelona agiu rápido para buscar um substituto.
- Não é fácil apresentar um treinador sabendo que o Tito está enfrentado a partida mais difícil da vida. O presidente Sandro Rosell me falou da situação de Tito na terça-feira (da semana passada) à noite e, desde então, começamos a trabalhar com as opções possíveis. No primeiro momento, foi uma dor imensa. Mas a vida teria que seguir em frente, nos falou Tito. Vimos as possibilidades e o nome Tata apareceu. A contratação foi rápida e a reunião para fechar a contratação não durou mais de uma hora e meia - garantiu Zubizarreta, na apresentação do treinador.
A carreira como treinador

O ex-meio-campista Martino, hoje com 50 anos, iniciou a carreira como treinador em 1998 à frente de times de menor expressão do futebol argentino, casos de Almirante Brown, Platense e Instituto de Córdoba. O primeiro clube de peso no cenário sul-americano comandado pelo novo treinador do Barcelona foi o Libertad, que - mais tarde, após a Copa de 2006 - o levaria à seleção paraguaia.
Pelo Paraguai, ele teve a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. A equipe sul-americana teve um desempenho razoável na competição e só caiu nas quartas de final, diante da Espanha, que mais tarde se tornaria a grande campeã do Mundial.
A chegada ao Newell's Old Boys, clube no qual Martino iniciou a carreira como jogador, ocorreu em 2011. No clube, ele faturou, neste ano, o Torneio Final, equivalente ao segundo turno do Campeonato Argentino, e foi até as semifinais da Libertadores. A participação no torneio sul-americano parou nas semifinais, após o Atlético-MG levar a melhor na disputa por pênaltis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet