Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Plataforma não fica pronta, e Mundial de salto de penhasco é cancelado

A etapa brasileira do Circuito Mundial de salto de penhasco, prevista para este sábado, foi cancelada. Com dificuldades para instalar a plataforma de 27m durante toda a semana devido ao mau tempo em Niterói, a equipe de engenheiros responsável pelo projeto não conseguiu reparar os danos à estrutura em tempo hábil. Como a suspensão da competição ocorreu muito em cima da hora, os organizadores do evento preparam demonstrações com os atletas saltando a partir de um guindaste a partir das 10h (horário de Brasília). Um helicóptero também deve fazer parte do show improvisado.


Apesar de a previsão de chuva para toda a semana não ter se confirmado, organização do evento afirma que os danos na plataforma foram causados após uma madrugada de ressaca no mar da Praia de Icaraí, na Baía de Guanabara. Segundo eles, foram registradas ondas de 3,5m e ventos superiores a 55km/h. Mergulhadores também trabalharam para tentar afixar os pilares de sustentação, mas não obtiveram sucesso.

As primeiras mudanças na programação vieram com a transferência dos treinos dos atletas para um clube no Rio de Janeiro na quinta-feira. Sem uma solução e com danos na estrutura, a organização levou a plataforma para o estaleiro Camorim, no bairro Ilha da Conceição, e foi obrigada a adiar o round classificatório da competição de sexta para sábado, quando seriam disputadas já as fases eliminatória e final. Na manhã deste sábado, a empresa cancelou o campeonato.

Na Praia de Icaraí, no entanto, o público não está ciente da mudança de programa. A enorme estrutura de som e entretenimento ocupa uma extensão de três quarteirões, e os profissionais trabalham normalmente. Os seguranças afirmam que não foram avisados sobre qualquer mudança na disputa e continuam a confirmar a realização do evento para os pedestres que perguntam – intrigados com a ausência da plataforma no mar.
Niterói foi escolhida pelos organizadores do evento por uma série de razões. Além da bela vista para o Rio de Janeiro, em foco devido a eventos como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas, pesou a existência prévia de um trampolim de saltos no exato lugar onde a nova plataforma foi erguida. Construída na década de 30 e explodida em 1964 devido à má conservação e o risco aos banhistas, a antiga estrutura era ponto de encontro da juventude do bairro e hoje é lembrada com saudosismo pelos moradores mais antigos.

Com o cancelamento da etapa de Niterói, o título da temporada será decidido em Krabi, na Tailândia, em 26 de outubro. O britânico Garry Hunt lidera a classificação com 980 pontos, seguido pelo russo Artem Silchenko, com 860. Além deles, o único que ainda tem chance de título é o colombiano Orlando Duque, nove vezes campeão mundial, que soma 820 pontos até o momento. A vitória na etapa vale 200 pontos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet