Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Raio-X do Majestoso: ataque de nome põe São Paulo à frente do Corinthians

Mesmo que o Corinthians tenha desistido de brigar pelo título e que o São Paulo tenha voltado a estar sete pontos atrás do líder, o primeiro Majestoso da Arena em Itaquera vale muito para o futuro das equipes no Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o Timão precisa dar uma resposta à sua torcida após o empate com a Chapecoense que, por pouco, não o tirou do G-4 da competição. Já o Tricolor, com ambições maiores no torneio, terá de lidar a ausência de Pato ao mesmo tempo em que torce por um tropeço do Cruzeiro no clássico mineiro para tentar voltar à briga.


Para tentar encontrar um favorito, o  GloboEsporte.com faz um raio-X comparativo dos possíveis titulares de Corinthians e São Paulo. Para fazer a comparação posição por posição, foi utilizada a média de notas cada atleta no Troféu Armando Nogueira - premiação que elege os melhores do Campeonato Brasileiro de acordo com as notas dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com a cada partida.

Além do critério matemático, foram ouvidos também os comentaristas Caio Ribeiro, da TV Globo, e Luiz Ademar Júnior, do SporTV. A dupla opinou sobre o clássico, a fase de cada equipe e também as ausências de Jadson e Alexandre Pato, impedidos de jogar por questões contratuais - eles foram trocados entre os rivais por empréstimo. 

"ARMANDÃO" PÕE TRICOLOR EM VANTAGEM

Considerando a média do Troféu Armando Nogueira, sete jogadores do São Paulo levam a melhor, enquanto quatro corintianos se destacam. Analisando posição por posição, o duelo é equilibrado na defesa, mas do meio para frente os tricolores levam larga vantagem com nomes como o de Ganso, Kaká, Michel Bastos e Alan Kardec – Luis Fabiano deve ser opção no banco de reservas.

- Acredito que, tecnicamente, o São Paulo tenha um time melhor, mas o Corinthians é forte defensivamente. A força do Corinthians está justamente na fragilidade do São Paulo, que é a defesa, então, por isso, acho que as equipes se equivalem e não há favoritos para domingo - disse Luiz Ademar.

De acordo com as notas do "Armandão", há pouca discrepância entre as defesas de cada time. O jovem e promissor Auro leva a melhor sobre Fagner, enquanto o selecionável Gil fica à frente de Toloi. As boas atuações recentes de Edson Silva aumentaram sua média em relação a Anderson Martins, enquanto o experiente Fábio Santos tem vantagem sobre Alvaro Pereira. A diferença entre as notas de cada um, no entanto, é muito pequena. O poderio defensivo do Timão pode aumentar ainda mais, já que Mano Menezes cogita escalar Bruno Henrique. Assim, a equipe deve jogar com três volantes. 

Cássio, por exemplo, tem média pouco maior que a de Rogério Ceni, mas para os comentaristas o momento dos dois se equivalem. Lembrando ainda, que o goleiro são-paulino pode fazer o último clássico com o Corinthians de sua carreira, e isso pode lhe servir de motivação extra na Arena em Itaquera. Rogério ainda é dúvida. Ele faz tratamento intensivo para se recuperar de uma tendinite. Caso o capitão não possa atuar, entra Denis. De qualquer forma, Cássio leva vantagem. A média de notas do goleiro corintiano é 6,47. O reserva são-paulino tem 6.

- Ano passado foi ruim para o Rogério, mas agora ele tem sido diretamente responsável pelo crescimento do São Paulo, como no jogo do Cruzeiro, quando fez ótimas defesas. O momento dos dois é próximo, o Cássio tem uma boa defesa à sua frente, mas para o Rogério também tem um gostinho especial enfrentar o Corinthians. Eu trabalhei no jogo em que ele marcou seu centésimo gol (em março de 2011) e deu pra ver como ele cobrou do grupo ajudá-lo para marcar contra o Corinthians. Acho que ele pode repetir isso agora - completou Ademar.

SEM PATO NEM JADSON

Apesar da volta de Luis Fabiano, o São Paulo vai para o clássico com seu "quadrado mágico" desfalcado. Por questões contratuais, Alexandre Pato não pode enfrentar o Corinthians - a não ser que o Tricolor pagasse uma multa de R$ 1 milhão. Da mesma forma, Jadson é impedido de entrar em campo contra o Tricolor nesta temporada. 

- O São Paulo perde mais, porque o Pato está vivendo um momento melhor. É titular absoluto e destaque nesse time do São Paulo, tanto com gols quanto com assistências. Ele encaixou bem no lugar do Luis Fabiano e tem feito ótima dupla com Alan Kardec. O Jadson ainda não jogou no Brasileiro tudo o que jogou durante o Campeonato Paulista. Apesar de ter bola, hoje ele é reserva sem questionamentos no time do Corinthians - opinou Caio Ribeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet