Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Após recorde de precocidade, Max diz: "Não passei nem perto do limite"

Foto: (Foto: Getty Images)

Max Verstappen se tornou o mais jovem a participar de um treino de F-1, aos 17 anos com a STR

Max Verstappen se tornou o mais jovem a participar de um treino de F-1, aos 17 anos com a STR

Com 17 anos recém-completados na última quinta-feira, Max Verstappen se tornou o piloto mais jovem a participar de um fim de semana de Fórmula 1 ao disputar o 1º treino livre para o GP do Japão pela STR. Ele bateu a marca que pertencia a Sebastian Vettel,  que participou da atividade de abertura do GP da Turquia de 2006 quando tinha 19 anos. Considerado uma grande promessa, o jovem holandês preferiu não forçar em sua primeira vez. Com o tempo de 1m38s157, fechou a sessão em 12º, com tempo pouco menos de meio segundo acima do outro piloto do time, Danill Kvyat, o 10º com 1m37s714. E Max garantiu que tem muito mais a oferecer: 


- Claro que não passei nem perto do limite. Eu apenas guiei de forma segura, sem fazer nenhuma coisa maluca. Para mim, o principal era dar um monte de voltas. Eu estava andando, me acostumando com o carro, com a pista, que não é fácil. E quando vi meu tempo na tela, fiquei feliz - confessou o piloto, demonstrando um semblante sereno e obstinado.

Este foi o primeiro contato de Verstappen com o carro deste ano. Para ter direito a participar da sessão, o holandês testou um carro de 2012 da STR no início de setembro, na Itália.

- O grande desafio foi me acostumar com o carro mesmo. É muito diferente do de 2012. Todos os sistemas, dosagem da aceleração, os botões no volante, tudo era novo para mim. Mas acho que fui bem. Nesta nova geração, você cresce em meio a essas coisas - disse Max, que precisou também se acostumar com o assédio da imprensa.
Filho do ex-piloto Jos Verstappen, que foi companheiro de Rubens Barrichello e Michael Schumacher em sua passagem na Fórmula 1, Max será titular da STR em 2015. O jovem piloto, que corria apenas de kart até o fim do ano passado, disputa este ano sua primeira temporada de monopostos, na F-3 europeia. Com oito vitórias em 27 corridas, é o vice-líder da competição. O holandês acredita que a transição da Fórmula 3 para a F-1 será mais fácil do que a do kart para os monopostos.

- Pular do kart para a F-3 é maior, porque você precisa aprender tudo, tipos de freio, sentir como é um carro de corrida, porque no fim, carros de corrida são carros de corrida. Quando você pula para a F-1, as coisas são basicamente as mesmas, só é mais rápido e a dirigibilidade do motor é diferente, mas em geral, é mais próximo de um F-3, do que o F-3 é do kart - analisou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet