Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Fifa confirma "meia vaga" da América do Sul para as próximas duas Copas

Logo após a reunião do Comitê Executivo da Fifa neste sábado, o presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, garantiu que a América do Sul continuará com a vaga na repescagem (contra Oceania, Ásia ou Concacaf) nas próximas duas Copas do Mundo (2018 e 2022). A informação foi confirmada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em seguida.


- As vagas ficaram totalmente iguais. Não para uma Copa do Mundo, mas por duas. Para Rússia e Catar - disse Napout, antes da entrevista coletiva de Blatter.

Em seguida, o suíço confirmou a informação e afirmou que a divisão de vagas por continentes segue igual para os Mundiais de Rússia e Catar, com 32 equipes. Segundo Napout, a decisão sobre o sistema para o Mundial de 2026 será decidido só em 2017.

A divisão continua assim: 13 seleções da Uefa garantidas; Conmebol com quatro vagas e uma chance na repescagem; África com cinco países; Ásia com quatro seleções, além da repescagem; Concacaf com três times, mais a tentativa na repescagem; e Oceania buscando um lugar apenas com a repescagem - o país-sede completa as 32 equipes, sem tirar um lugar do seu continente.

Após as eliminatórias, os representantes de Conmebol, Ásia, Concacaf e Oceania na repescagem são sorteados para dois jogos - em ida e volta -, que definirão as últimas seleções classificadas para os Mundiais na Rússia e no Catar.

O Comitê Executivo decidiu ainda que apenas países da Confederação Asiática de Futebol (AFC) não poderão ter candidaturas para sediar a Copa do Mundo de 2026, já que o estatuto da Fifa determina que o Mundial não pode ser realizado em duas edições seguidas no mesmo continente (2022 será no Catar).


De volta ao Brasil após a prisão de José Maria Marin, o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, não participou da reunião do Comitê Executivo. Outros dois membros não estiverem no evento: Alfredo Banegas, de Honduras, e David Gill, da Inglaterra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet