Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Outro diretor deixa a Fifa em meio ao escândalo de corrupção na entidade

A debandada no alto escalão da Fifa, entre prisões e saídas, continua. Walter de Gregorio, diretor de comunicação da entidade, abandonará o barco. A própria entidade, em comunicado nesta quinta-feira, informou a decisão. Ele estava na Fifa desde 2011. Não foi informado o motivo de sua saída - uma piada feita por ele em uma rede de TV suíça pode ter influenciado.


De Gregorio, de cidadanias suíça e italiana, seguirá prestando consultoria à Fifa até o fim do ano – quando também deve terminar a gestão do presidente Joseph Blatter. Reeleito, o suíço decidiu deixar o cargo após votações excepcionais, que devem acontecer em dezembro.

- Walter trabalhou incrivelmente duro nos últimos quatro anos, e somos imensamente gratos por tudo que ele fez. Fico contente que ele poderá nos dar sua experiência até o fim do ano – diz, no comunicado, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Ainda no mês passado, David Gill, um dos vice-presidentes da Fifa, comunicara sua saída da organização. Ele afirmou que não via motivos para seguir na entidade com a permanência de Blatter. 


A saída de Walter de Gregorio é mais um episódio do terremoto que atinge a entidade desde aprisão de sete dirigentes do alto escalão da Fifa (entre eles, o ex-presidente da CBF José Maria Marin) no dia 27 de maio, em Zurique. Mesmo não sendo citado diretamente na investigação americana, o alto escalão do órgão ficou em apuros.


Blatter recebe pressão de todos os lados. Nesta quinta-feira, o Parlamento Europeu pediu que ele deixe imediatamente a presidência da Fifa.


Valcke também está contra a parede. Ele é suspeito de ter participado do envio de US$ 10 milhões da África do Sul para a Concacaf, via Fifa - dinheiro que seria suborno em troca de votos pelo país na disputa para sede da Copa de 2010. Nesta quarta-feira, na Rússia, o secretário-geral disse não entender os questionamentos e afirmou que só dará novas explicações a seu pai.


Piada


Dias depois da prisão dos dirigentes da Fifa, Walter de Gregorio participou de um programa de televisão na Suíça. E teve um diálogo um tanto inusitado com o apresentador.

- O presidente da Fifa, o secretário-geral e o diretor de comunicação estão todos viajando em um carro. Quem está dirigindo? - perguntou o âncora.


- A polícia - respondeu De Gregorio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet